Plus500

28.3.08

Investidor de LP X Especulador de CP

Uma das pessoas que mais tem participado do blog, colocando dúvidas, expondo suas estratégias e, acima de tudo, procurando aprender para desenvolver-se mais no mercado de capitais, é a Patrícia. Ela não poupa comentários, o que me faz ser muito agradecido pelo incentivo que me dá para escrever com bastante frequência em atenção aos seus questionamentos.

Sem dúvida, é um grande exemplo a ser seguido por aqueles leitores que acompanham o blog, mas se reservam a não publicar suas mensagens. Perdem uma grande oportunidade de compartilhar seus pensamentos com a turma do Seagull Trading, alimentando um debate que poderia ser esclarecedor para muitos, e ainda terem um feedback de um de nossos colaboradores. Mas fiquem inteiramente à vontade, e Patrícia, continue escrevendo! :-)

Outro dia ela perguntou sobre esta questão destacada no título da mensagem, e até comentei que o assunto merecia uma postagem a parte. Editando e resumindo o cerne de sua colocação, vou tentar dar aqui mais espaço para uma discussão importantíssima:

"Seagull, vc acha que vale mais à pena ficar comprando e vendendo no CP ou fazer uma poupança mensal e esquecer por uns dez anos?

Comecei a comprar Vale e Petro pros meus filhos no mês passado. A Petro que paguei 81,00, agora está 75. Esse mês provavelmente eu vá comprar mais barato. Se a bolsa cair por uns dois anos essa poupança valeria à pena? Não sei... estou na dúvida. Vc pode me dar uma opinião?"

Na verdade, como terminei o comentário em resposta a ela, isto é assunto para mais do que um simples post, daria até um capítulo de livro, rs:

Patrícia, são duas estratégias distintas. Só é possível entrar para o "Clube da Fortuna" comprando ações sempre, e, de preferência, quando elas ficam mais baratas.

Mesmo que o mercado fique vendedor por um bom tempo, um dia elas acabam superando o preço médio de aquisição. Papéis como Petro, Vale, Gerdau, CSN, Usiminas, Bradesco, Itau, BB, CPFE e outros do tipo, são mesmo para acumular patrimônio visando LP.

Esta é a diferença entre o investidor e o especulador: o timeframe.

Mas nada impede de separarmos uma graninha apenas para operações de CP. Elas também funcionam, podem dar boas rentabilidades, mas não vão enriquecer ninguém, no máximo, ajudar a pagar umas extravagâncias, rs.

O importante (além de estar sempre preparado) é definir um método que seja adequado ao seu perfil, e ter a disciplina para segui-lo.

No caso do buy and hold, qualquer um pode fazer, bastando escolher os ativos certos e ter disponibilidade para deixar o dinheiro parado.

No tiro curto é que podemos aplicar a técnica. E neste ponto os gráficos fornecem bom referencial. Cada um tem sua maneira de atuar, usando Fibonacci, cruzamento de médias, divergência de indicadores, comprando em suportes e vendendo nas resistências (ou entrando nos rompimentos), seguindo a tendência, acompanhando variações de volume, etc.

Pode-se também fazer uma conjunção de mais de um destes fatores, o que aumenta a confiabilidade da estratégia.

Você já ouviu falar em trading system? Pois é, quem inventar um que seja infalível vai ficar rico e não vai contar nada para ninguém. O que existe é uma probabilidade maior de sucesso quando as operações são calcadas em uma fórmula determinada, e testada nos seus resultados consistentemente. E isto poderá ser sempre aprimorado. Conheço gente que colocou tudo em uma máquina, e só segue o que o seu programa mandar. Inteligência artificial não tem sentimentos, e dizem que o macaco é melhor operador do que o homem simplesmente porque não questiona as ordens... executa!

Mas tem um porém: como somos seres humanos, o lucro é sempre resultado de estratégias bem sucedidas. Não importa o quanto (claro que quanto mais melhor), mas acertando o mercado consistentemente, nossa satisfação, confiança e auto-estima aumenta cada vez que obtemos ganhos e, na mesma proporção, quando atuamos com disciplina, estancando eventuais perdas nos pontos determinados pela estratégia. A emoção , assim como a esperança, não ajudam o trader. Euforia, pânico, ficar cristalizado sem atitude para agir, são as coisas mais lesivas na vida de um operador. É preciso ter sangue frio. Não é uma questão de EGO, mas de engordar nossa poupança, valorizar e fazer crescer o patrimônio. Sempre evoluindo!

^v^

15 comentários:

Seagull disse...

BBAS3 stopou!

Mineiro disse...

Interessante o post, realmente um assunto que rende alguns capitulos..

Eu acho que nao da pra generalizar, em dizer o que é melhor ou pior, o que dá certo ou nao..

Cada um tem o seu perfil, o seu objetivo.. alguns com mais facilidade pra operar do que outros.. a quantidade de fichas na banca conta tb.. principalmente no curto..

Todo mundo que entra na bolsa entra como especulador, ate o zé ali da esquina que acabou de comprar 1 lote de qualquer empresa esta se achando o especulador.. so que quando começa a cair vira investidor de longo prazo, ora, vai voltar a subir mesmo..rsrs.. e se cair mais vira jogo de azar.. bolsa do capeta !

Marcio, vou ter que discordar quando vc disse das estravagancias com operacoes no curto prazo.. acho que nao da pra generalizar assim.. operacoes no curto sao boas sim.. o que vai pesar é o conhecimento da pessoa, e a capacidade que ela tiver de lidar com isso.. eu conheco algumas que estao a algum tempo somente no curto e estao bem....

Escrevi o que a maioria ta cansada de saber, mas foi so pra ajudar no assunto mesmo.. vou voltar a postar mais e colocar alguns estudos tb..

Abracos

Seagull disse...

Mineiro, vc não imagina o prazer que eu tenho vendo vc escrever. Pode discordar o quanto quiser, isso é muito bom porque me faz pensar. Ainda mais quando uma crítica (sempre construtiva) de um amigo de longa data!

Olha, vc tem razao em alguns aspectos, mas só quero enfatizar que podemos ser investidores e especuladores. Nada impede de executarmos estratégias de CP paralelamente às mais duradouras.

É como ser bull ou bear. Podemos estar em uma condição ou outra dependendp do momento!

Mas onde vc foi de uma precisão cirugica foi quando falou no perfil do investidor. Na maioria dos casos, quando não há disciplina, a especulação que não deu certo faz o sujeito virar investidor.

Isso é um erro crasso!

Grande abraço, e continue postando e me ajudando a refletir! :-)

^v^

Mineiro disse...

Fala mestre..!

Aqui quem aprende sou eu, vc ensina.

E na contagem do portal que sera outra grande fonte de referencia.. a mesma que este blog mas com certeza muito mais completo..

So por curiosidade, outro dia fui checar o portal pra ver se tinha mudado a pagina inicial e digitei sem querer monitor financeiro.. o pessoal antigo resolveu te entregar o dominio ou ele expirou e vc pegou pra vc ? vai reativar como financeiro ou continua minvestimentos ?

Seagull disse...

Rs...

pegamos o dominio só para levar ao site aqueles que, como vc, digitarem errado por força ddo hábito (já meio em desuso depois de tanto tempo)..
Vou te mandar um msg em pvt.

Abs

Anônimo disse...

Esse erro crasso foi pra mim. rs
Quando a especulação dá errado, jogo para o médio ou LP.
Estava achando bárbaro e meu modo de operar.
Agora fiquei arrasada. :-(

Bom...até agora tem dado super certo.
Não tenho stop e não vendo no prejuízo. Minha única alternativa é jogar para o LP.

Anônimo disse...

E a CESP, hein? Será que tem fundo esse poço?

Seagull disse...

Mas Patrícia,

vc é declaradamente uma investidora de longo prazo.

Sua filosofia é comprar mais e sempre para criar um reserva em ações que se torne um patrimônio para seus filhos.

Claro que quando o lucro vem rápido, vc é esperta e coloca os ganhos no bolso.

Mas nunca misture as estratégias.

Uma coisa, como está escrito no texto, é especular no CP; outra é aumentar os lotes na carteira com empresas de primeira linha. Esse é o caminho para o Clube da Fortuna.

Só vou deixar uma pergunta para quem quiser responder:

Compramos ações para que elas simplesmente valorizem, ou compramos participações e nos tornamos sócios no lucro das empresas?

;-)

OBS: as duas coisas não são excludentes!

Anônimo disse...

Não Seagull, a poupança que estou fazendo para os meus filhos é uma coisa separada. Não pretendo mexer nessas ações nos próximos anos.
Aliás, eu fui procurar o post do clube da fortuna, li e achei bem bacaninha.

O que comentei é que quando compro uma ação para o CP e dá errado, eu jogo para o LP. É o tal erro crasso. :-(
Por enquanto é a única coisa que sei fazer bem. A tática até aqui vem funcionando. Vamos ver até quando.

Anônimo disse...

Respondendo à sua pergunta com toda a minha falta de sapiência em bolsa:
Se não são excludentes, as duas.
Particularmente compro uma ação esperando sua valorização. Nem sempre quando uma empresa tem um grande lucro suas ações sobem. O Bradesco esse ano teve um lucro recorde mas suas ações cairam. O Itaú e muitas outras idem.
De qualquer forma prefiro empresas com bons fundamentos.
Não tenho a mínima atração por empresas de segunda linha, por mais rentáveis que sejam suas ações.
Grande abraço.
Bom fim de semana.

Seagull disse...

Ehehehe.. mas vc não é a única a fazer isso. Me arrisco a dizer que mais da metade das pessoas que mexem com bolsa caem nesse erro.

Mas entender isso e procurar evoluir já é um começo.

Aquele meu amigo de Portugal que faz a seleção para os junior traders na Nasdaq, me chamou aqui no MSN perguntando se a "Patricia" não queria fazer o treinamento, Rs

Viu só? Qualquer um percebe que vc é uma pessoa dedicada e interessada em se desenvolver.

Expliquei por alto sua situação (espoasa, mae, herdeira, etc) e ele logo viu que nao seria o caso.

Mas tenho que te dar novamente os parabéns. Esse meu amigo tem olho clinico para perceber quem leva jeito para o mercado!

Continue evoluindo, aprendendo cada vez mais, desenvolvenddo seus métodos, aprimorando sua técnica,
treinando e simulando imvestimentos de L e CP, aplicando STOPS (essencial para especular) e SEMPRE usando a disciplin para seguir seu planejamento.

Assim vc vai longe! ;-)

Bom final de semana! ^v^

Anônimo disse...

Olha Seagull, o que posso dizer é que adoro esse blog. Aqui tudo é muito democrático e posso falar as maiores barbaridades que ninguém se choca.(muito)
Ninguém fala óó quando dou meus foras. Podem até pensar mas não falam, o que já é muita delicadeza.
Então, como é natural, me senti acolhida e por aqui fiquei.

Costumava frequentar o blog de um senhorzinho que é ultra sem paciência. Ele brigava com quase todos que frequentavam seu blog. Respondia super grosseiramente e falava o que lhe dava na telha. Chegava a ser engraçado.
Um dia falei que ele não tinha consideração nem paciência com quem sabia menos que ele, que era muito brusco com as pessoas e as tratava mal. Fechei os olhos para não ver a resposta. Sabe que depois disso ele ficou quase meigo com os frequentadores? :-)
Notei que o esforço foi hercúleo e meu deu muita pena. Deixei de frequentar seu blog porque ele tem que ser como quiser, não como as pessoas gostariam que fosse.
É da natureza da pessoa ser o que é. É muito difícil mudar.
Vc se lembra da fábula do escorpião e do sapo? Quem é escorpião jamais vai mudar sua natureza. Sua natureza vai ser sempre picar.
Como a sua natureza não é de escorpião, preferi ficar por aqui.
Bj

Seagull disse...

Pois é... mesmo com o sapo ajudando ele a atravessar o rio, morreram os dois afogados.

\a minha proposta como vc percebeu é que todos possam colaborar com o que sabem ou pelo que querem aprender, perguntando, discordando, e nessa troca ão há quem saia perdendo.

Isso já vem desde a época do Monitor Financeiro, que vc não teve a oportunidade de comhecer e talvez nunca tenha ouvido falar.

Mas ele está voltando... com nome e cara nova!!! E alguns dos bons e antigos participantes continuarão firmes neste projeto, onde os recursos para a interatividade e as proprias ferramentas serão bem mais adequadas para o objetivo que nos empenhamos em alcançar.

Até lá ficamos no nosso blog comunitário, que apesar do nome Seagull Trading, é tanto meu como de todos vcs.

:-)

Roca disse...

eu cheguei a conhecer o monitor financeiro. Era bárbaro.
Tinha operações de LP, CP, opções, small caps. E muita liberdade e votade de aprender. Bom saber que está voltando...

Roca

Anônimo disse...

Legal ter um lugar para aprender.