Plus500

27.3.08

Operando Opções - VALED52



Leitura do Mercado (e Análise de Retrovisor)

Comentando agora pode parecer muito fácil... mas acompanhem os movimentos intradiários e vejam se não é relativamente simples seguir o que manda este trading system manual:

A janela deste gráfico de 5 minutos está aberta sempre em 2 dias anteriores ao pregão atual. No canto inferior esquerdo começa a sessão de 25/03, terça-feira. Definitivamente não foi um dia para fazer daytrade, as médias ficaram emboladas o tempo todo, com pouca margem para ganhos e oferecendo bastante risco. Situação indefinida entre a mínima de 0,48 e máxima de 0,61, melhor ficar de fora. Se considerarmos que, tirando os extremos, a opção oscilou na maior parte do dia entre 0,50 e 0,59 (candle das 1030h) não havia mesmo espaço para grandes ganhos.

Mas o movimento parecia de acumulação o que foi confirmado pelo comportamento do ativo-objeto no aftermarket, após a divulgação da desistência da Vale em adquirir a Xstrata. A VALE5 - temos sempre que confrontar o gráfico do ativo com o prêmio da opção da qual ela é um mero derivativo - pulou do fechamento no leilão em 47,58 para atingir o seu limite de 2% aos 48,53, quando suspenderam as negociações.

Quem acreditou, e ficou comprado, ganhou o GAP de abertura. Nestes casos é meio loteria, a idéia que estamos desenvolvendo é para operar o daytrade com técnica, e não para montar position. Mas a especulação também pode funcionar de um dia para o outro, embora o risco de abrir com um GAP para baixo fosse igual.

Bom, como deu para estudar o comportamento do ativo após o término do pregão, identificamos esta possibilidade de alta e, mais ainda, de que uma eventual abertura em GAP altista (como de fato ocorreu) seria a senha para atrair os vendedores. Não foi o que aconteceu?

Então chegamos ao dia de ontem, quarta-feira. A opção que fechara na véspera em 0,51 já abriu valendo 1,30!!! O que faríamos nós? Nada! Ela poderia ir a 2,00 ou até mais. Só que, como suposto, os vendedores sairam socando... não dando para zerar na máxima, o ponto de realização foi quando a M5 dobrou a curva - nos 1,20 do candle das 1020h (círculo azul claro). Mas ainda não era hora de vender por que as médias não haviam se cruzado.

Então veio um outro ponto de compra, quando elas se tocaram mas seguiram adiante, rompendo a LTB e retomando à tendência de alta (círculo verde) - candle das 1150h em 0,91. Reparem que este ponto correspondeu a exatos 50% entre a mínima do fechamento na terça e a máxima da abertura na quarta (0,50 + 1,30 ! ). Incrível? Não, Fibonacci!

E seguimos comprados como "mandava" o trading system. Às 1355h ocorreu um "alarme falso": as médias chegaram a se inverter, mas (aí é que está o detalhe) as cotações não perderam a LTA (alerta = círculo amarelo!!!) e as médias ficaram "de lado", sem fazer "bico", então continuamos dentro do trade. Depois sim, ela curvou, sugerindo realização do trade em 1,20, mais ou menos no candle das 1610h. Mais perto do fechamento, às 1640h, outro alarme falso, que na verdade deu mais compra. Vale ressaltar que só podemos considerar um rompimento quando o candle fechar abaixo ou acima da linha de tendência, o que não foi o caso. Em um gráfico de tempo tão curto como o de 5 minutos, uma espetada fora não significa nada.

Era para ter ficado comprado*... tivemos hoje uma nova abertura em GAP, pelo fechamento em 1,12 e primeiro negócio da manhã em 1,25. Quem seguiu estritamente as regras só deveria ter realizado o lucro no candle das 1030h, quando a M5 fez a curva - até registrar a mínima de 1,35.

E ficamos de observadores do mercado, porque o outro cruzamento se deu antes da perda da LTA. O novo ponto de entrada foi uma compra curtíssima, das 1230 até às 1255h de 1,28 para sair em 1,33 que mal pagou a corretagem.

Para finalizar, deu venda às 1430h (aos 1,30) e assim ficou até agora. O gráfico da D52 vai dormir vendido neste fechamento em 1,10...

Nossa! Que dia longo, nem sei se conseguiram acompanhar todo este texto de explanação. Essa é a mecânica da coisa. Se querem fazer daytrade, preparem-se para executar o que manda o trading system. Saber esperar pela hora certa de entrar e ser ágil para sair. Não há tempo para hesitação. E olha que estou exemplificando com gráficos de 5 minutos. O pessoal que foi fazer estágio na Nasdaq está treinando nos 2 minutos!

* Uma última observação: quando falo em dormir posicionado na compra, nada impede de que isto seja no seco, já que o risco máximo é o valor investido. Mas na venda, como é o caso de hoje, torna-se mandatório travar com uma opção em um strike acima! Só assim dá para sonhar tranquilo, sabendo que a perda máxima está limitada caso ocorra o imponderável!

Chega, por hoje é só! Ufa... :-)

Buenas noches! ^v^

2 comentários:

BuracoInvest disse...

hehe, beleza de post. Para mim, evito ficar usando gráficos muito curtos (5 minutos é estressante demais), além disso, deve-se ter tempo dedicado para operar. Já aconteceu e muito eu sair para uma reunião e, quando volto, lá está a pintura horrorosa.

Sds,

rogrm

Anônimo disse...

Sensacional o post Sea! Pena que já fui vacinado heheheh

Abraço
FC