Plus500

12.3.08

Petro e Vale - Intra 15' (atualizando)


Com esta afundada, até os 60k do Ibovespa, a base do caixote nas blues foi alargada. Se estamos de fato presenciando um repique (?), ou o movimento é de acumulação para retomada da alta, logo saberemos.

À luz da verdade podemos apenas balizar nossos trades dentro desta faixa de congestão que se estabeleceu desde o início do ano. Seguem os gráficos intradiários de PETR4 e VALE5 para auxiliar os amigos na leitura do cenário de CP:



Mudaram-se alguns os parâmetros e a Petrobras ainda conseguiu reagir após fazer outro fundo mais baixo em 76,80, mas a superação dos R$80 não está tendo prosseguimento. Com a resistência imediata na faixa de 81,50 ela ficou pelo meio do caminho, na máxima de hoje em 80,50. Desenhando um novo topo, será outro mais baixo que o anterior e o risco dela procurar a casa dos 71/72 fica mais latente. Passando de 81,50, o caminho estaria livre para ir mais adiante...

Pelo meu acompanhamento, são faixas importantes:

76,60/ 78,90 / 80,30 / 81,50 / 82,60



A VALE5 também fez um fundo mais baixo em R$46, mas a reação trouxe o ativo de volta até os 49. O último topo foi logo acima de 50, a partir de onde o repique poderia se transformar em algo mais consitente. Mesmo rompendo a LTB de CP, está parecendo mais um pullback na retração dos 50% de Fibo.

Níveis imediatos a serem considerados:

46,06 / 47,58 / 48,53 / 49,30 / 50,05

OBS: Estes valores citados em ambos os papéis não devem ser vistos com muito preciosismo, apenas como uma referência para os movimentos de curto prazo que definem faixas de suportes e resistências mais evidentes. O olho humano pode até errar, mas o nosso cérebro nunca deve deixar de funcionar! Façam também suas próprias leituras e avaliações! ;-)

3 comentários:

Seagull disse...

Apenas para enfatizar, os suportes e resistências de mais curto prazo podem se alterar conforme as cotações vão mudando e o gráfico sofre ajustes. A bolsa de valores é renda variável e portanto não pode seguir parâmetros estáticos. Se o cenário muda, temos que acompanhar.

Para LP, existem linhas mais fortes a serem consideradas, que se mantêm durante bastante tempo. No caso estes gráficos publicados são para uso intradiário e podem sofrer alterações a cada 15 minutos. Jogo rápido para o daytrade ter sucesso!

Tenho a humildade de reconhecer que não sou especialista em AT, muito menos em Fibos, mas as técnicas estão disponíveis a todos e cabe a cada um encontrar a melhor forma de utilização que atenda as suas necessidades operacionanais.

O importante é estarmos sempre aprendendo mais e aprimorando a aplicação dos recursos visando potencializar os resultados (porque é isso que conta!)

Nestes momentos de alta volatilidade, principalmente para timeframes mais curtos, os fundamentos tem pouca relevância, pois já estamos cientes do histórico das empresas em questão. Sobram algumas notícias (as vezes destoantes) e as indicações gráficas para nos orientar daqui para a frente.

Análises de retrovisor servem para pouca coisa, e estão mais para o jornalismo do que guias para ações futuras. O que já aconteceu serve como experiência, mas o que ainda está por vir é o que todos querem saber.

Desta forma sigo compartilhando estas leituras (que uso para tomar minhas decisões) mas estão longe de ser a única forma de interpretar o mercado, e assim, continuo sempre aberto a opiniões discordantes que possam inclusive mudar o rumo de minhas estratégias.

Thats it!

Abs ^v^

BuracoInvest disse...

Fala Sea, espero que continue assim (compartilhando sua opinião e experiência).

Mudando de assunto, foi estopado no BBAS (ou já tinha saído antes)?

Acho que acabei por colocar um stop muito longe, dinheiro parado mais de 10 dias, pra depois ainda ficar no prejú. (só queria compartilhar essa minha experiência).

Abraços,
Rogério

Seagull disse...

Hummm... tb coloquei um stop mais largo e ele já está perigando.

Menos mal que reduzi minha posição da carteira a 50% do que tinha (e já era pouco), salvando boa parte do lucro que carregava.

O problema é a outra metade que está ficando "magrinha"... mesmo eu tendo lançado algumas vendas nas opissas não está pagando tudo.

Só um milagre para salvar o mercado, e a Bovespa se segurar de novo por aí. Ainda teremos os 58k como suporte da esperança!

Entre agir ou rezar, cada um faz a sua escolha.

:-(