Plus500

24.3.08

Vale 5 - Tendências


Para termos uma idéia de como vem se comportando o ativo, e ilustrar as tendências predominantes de acordo com o timeframe adotado nas operações: nestes últimos dias, quando o papel fez mínimas na casa dos 44, ele estava de fato testando sua LTA de longo prazo, que define a tendência principal (PRIMÁRIA) de alta.

Voltando um pouco atrás, em outubro do ano passado - quando foi registrado o topo acima de 56, uma tendência SECUNDÁRIA de baixa passou a prevalecer, tocando a LTA em 23/01. Mas durante esta correção, a Vale repicou algumas vezes (onde eu destaquei o canal verde como exemplo de uma tendência TERCIÁRIA).

Agora estamos presenciando uma recuperação após a ação testar novamente a base de seu canal de alta. A retomada do movimento só poderá seu confirmada com o rompimento da primeira LTB da nova tendência TERCIÁRIA, para depois superar a linha de tendência de baixa vermelha de pouca inclinação e, aí sim, buscar o teste do TH.

Como observamos, a situação não é das melhores. Mas trouxe algum alento o fato da LTA primária ter suportado a queda, não deixando as cotações seguirem em direção aos R$40. Vamos ver daqui para frente: a próxima resistência está em 47,80 e ainda há algum espaço para chegar até lá!

Hoje, a VALE sobe mais de 4%, estando no momento pelas suas máximas do dia, brigando agora para superar o nível de 46! Com o Ibovespa retomando o patamar de 60k, as esperanças se renovam... mas ainda não devemos deixar a cautela de lado! ;-)


Um comentário:

Seagull disse...

Lá fora o DJ sobe 1,5% aos 12.550 pontos, e aqui o Ibovespa além de não se sustentar acima de 61k, já passou de novo para baixo de 60.000.

Vale ficou pela sua resisitência intradiária em 46,70 (M80 nos 15 minutos) mas pode armar um pivot de alta se conseguir rompê-la.

Caindo no fechamento, continua fazendo topos mais baixos, o que fica perigoso caso perca a LTA e o último fundo em 44... aí a próxima parada aponta mesmo para os 40 e a tendência primaria passa a ser de baixa.

Alerta de fim do repique?