Plus500

25.4.08

Ajustes no STS para o índice

Sem conseguir postar imagens no momento - possivelmente devido à alguma instabilidade no blogger (se até a Bovespa teve seu dia de apagão, rs) fico devendo o gráfico.

Mas tudo deve ser visto como lição e, mesmo sabendo que todo trading system estará sempre sujeito a falsos inputs, o importante é buscarmos aprimorá-lo constantemente com o objetivo de fazê-lo oferecer as indicações mais confiáveis, elevando seu nível de acerto e conseuqente performance nos resultados obtidos.

Até então, e diferentemente do tempo gráfico utilizado nas opções, em venho usando a periodicidade dos 15 minutos. Mas nesta rolagem para o vencimento de junho, por descuido, mantive na confecção do gráfico as mesmas médias móveis que aplico nos 5 minutos. Por isso até estranhei, mas sem me dar conta, que elas estavam muito próximas uma da outra.

Como tudo depende do timeframe da estratégia, tenho procurado ser mais conservador com relação ao índice futuro. Justamente para evitar os "violinos". Mesmo sendo fiel ao planejamento e respeitando os pontos predefinidos antes da entrada no trade, é sempre bom fazermos backtests e verificações. Como disse em algum comentário anterior, um amigo sugeriu um tempo gráfico diferenciado (e até certo ponto incomum) com o qual farei uma experiência oportunamente.

Mas tomando por base as variáveis até então adotadas, vimos que o INDFUT, depois de realizar a compra no alto do gráfico, entrou em uma breve congestão que sugeriu venda no rompimento da LTA. Esta venda também foi zerada ontem, antes mesmo de atingir o que projetava a expansão da queda. Foram 300 pontos que separaram o target. Dois candles seguidos com mínimas bem próximas (65150/170), indicaram um suporte razoável, confirmado por um provável pullback na retração da alta. E agora há pouco, na barra das 1230hs, a mínima registrada foi em 65160!


Sabemos que uma tendência deve ser confirmada por ao menos 2 indicadores. E assim como as LTs (nada mais do que suportes ou resistências inclinadas), topos e fundos são eventos que devem ser observados com a maior relevância. Assim, vamos ficar atentos a esta região dos 65150... pode segurar, repicar ou não conseguir suportar a pressão!

Vamos fazer um trato com o mercado (esta frase também é do meu amigo Murphy): "Deixa ele interpretar os acontecimentos e nós seguimos atrás!" Feito?

Lets go!!! ^v^

Pronto! Consegui postar o gráfico e tudo parece normalizado! :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Seagull,

Você sabe usar o Metastock - ou outro software - para fazer esse backtest? Eu estou tentando testar algumas coisas e estou apanhando do dito cujo...

pop

Seagull disse...

Pop, a coisa não é mesmo tão simples... o problema, no meu caso, é que estes programas são pesados demais, e para funcionarem junto com a minha plataforma eu teria que colocar muito mais memória, talvez até mudar a CPU. Por isso desinstalei aqui.

Sei lá... quem utiliza bem isso é o Mormax, mas se vc ver o tamanho das máquinas que ele teve que preparar, até desanima.

Mas os resultados são muito bons!

Se meus ajustes funcionarem melhor do que o retorno que tenho obtido, acho que não vou carecer destas parafernálias não, rs.

E logo vou adaptar este novo tempo gráfico para as operações intradiárias... se ficar tudo ok, eu te aviso! ;-)

Abs ^v^