Plus500

3.4.08

Bancos de Médio Porte - CZRS4 e PINE4

Olhem aí...

Enquanto o sistema financeiro americano sofre, com a bancarrota de grandes instituições, nós não poderíamos deixar de sentir uma rebarba. Acontece que durante as ofertas públicas iniciais (IPOs), os estrangeiros foram os que mais arremataram lotes destes bancos médios, com grande potencial de lucratividade no MP. E, com a necessidade de fazerem caixa para cobrir os rombos lá fora, muito gringo teve que se desfazer de posições aqui, penalizando os gráficos em questão.


O Banco Cruzeiro do Sul (CZRS4), do qual sou declaradamente cliente e faço algumas de minhas operações em bolsa pela sua corretora, foi lançado em sua oferta inicial por 15 reais, chegou a valer mais de 19, e agora está nesta situação espelhada pelo gráfico. Desceu até perto de 7 (menos da metade de sua IPO) e começou a esboçar uma boa reação. Depois de uma tentativa de operação direta do Pactual (seu formador de mercado) em 7,50, ele ainda confirmou o fundo duplo nestes níveis e desenhou um "W" que ficou muito bem caracterizado.

Quanto a alguns números básicos da empresa, segundo os seus fundamentos, vejam o quadro abaixo - que é auto-explicativo:




Concorrem a seu favor um resultado 770% acima do que foi apresentado no exercício anterior, o fato de ter vendido sua participação nas ações preferenciais da Telebras (TELB4) na faixa acima de 0,50 - lembrem que elas valiam 0,05!!! - e uma gestão enxuta. Sem considerar ainda o "olho grande" de outros bancos e corretoras estrangeiras, ávidos por fincarem seu pé aqui no nosso mercado. Não posso afirmar se já existe algum movimento neste sentido, e por hora é tudo que tenho a dizer...

Outra ação em momento interessante é a do Banco Pine (PINE4). Não o conheço como o Cruzeiro, mas avaliando graficamente, sua situação também é convidativa. Fez um fundo (simples) e está reagindo, já tendo rompido sua mais recente LTB de CP. Atenção ao teste dos 12 reais, que, caso seja bem sucedida na sua tentativa de superação, pode projetar suas cotações aos níveis de 15.

Nesta mesma linha existem outros bancos de médio porte em situação semelhante, como o Daycoval, Panamericano (do Silvio Santos), que dizem inclusive estar na mira do ABN-Amro, aquele mesmo que foi adquirido pelo Santander - que também ficou com as operações do Banco Real no Brasil.

Ou seja: em um mercado que também segue as leis de Darwin (e principalmente a da "oferta e procura") tanto a seleção natural, que faz os maiores engolirem os menores - e médios? - como o poder do capital, podem seduzir muito controlador a embolsar consideráveis lucros no curto prazo, e ainda se livrarem do risco!

Atencão total a eles!!! Mas saibam que isto não é uma recomendação de compra, e sim uma simples indicação para estudo! ;- )

8 comentários:

Seagull disse...

Psiu...

ainda existe muito mistério, está tudo acontecendo por debaixo dos panos, a coisa está encoberta... mas até segunda-feira o mercado deve ter novidades.

Amanhã é sexta, e depois vem o fim de semana...

Quem sabe? ;-)

^v^

Seagull disse...

Olha...

e estão achando que pode existir um banco "estrangeiro" interessado em adquirir suas operações... hummmm

Quem sabe ele não pode estar mais pertinho...

ou até mesmo seja "feito para você"???

Anônimo disse...

Salve Salve o anjo da Boca Mole Sea.... Que ele babe por nós! hahaha

Abraço
FC

Seagull disse...

Minha sina seria esta...

depois de ficarem com a minha conta no BankBoston, só faltava levarem também o cruzeirinho para lá...

Boatos, boatos, boatos, ... eu só acredito em FATOS!

;-)

Roca disse...

independente de noticias eu acho que agora e hora dos small caps que sofreram mais com a crise...


Roca

Marcio disse...

E no gráfico, com esta acelerada no leilão, a queda de ontem pode ter servido para montar de vez o pivot de ALTA no papel...

Next target = 12!

Dai em diante é festa!!!

;-)

^v^

Seagull disse...

Nao tem nada de Itau. O negócio é com o formador de mercado das suas ações, UBS Pactual.

O Banco Cruzeiro do Sul vai usar um contrato derivativo como forma de "demonstrar a confiança da administração da companhia no potencial de apreciação das ações preferenciais".
Em comunicado ao mercado, o banco informou que firmou um acordo com o UBS Pactual pelo qual as instituições poderão fazer contratos de swaps (troca de rentabilidade) de ações, que poderão ter valor nocional (teórico) de até R$ 50 milhões no prazo de um ano.

Da forma como o swap será estruturado, o Cruzeiro do Sul se compromete a pagar a variação do DI mais um spread (não divulgado) ao UBS, e em contrapartida recebe a variação das suas ações preferenciais. Ao fazer o acordo, o banco está dizendo que acredita que suas ações vão se valorizar mais do que os juros que se dispõe a pagar para o UBS.

Na prática, a operação equivale a uma recompra de ações, mas sem desembolso de caixa imediato, nem redução do total de ações em circulação, percentual que está hoje pouco acima de 25% - limite mínimo para as empresas listadas nos níveis de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

(Fernando Torres | Valor Online)

Seagull disse...

Fato Relevante

São Paulo, 4 de Abril de 2008 -

O Banco Cruzeiro do Sul S.A., instituição financeira de capital aberto, comunica ao mercado que, nesta data, o Conselho de Administração aprovou a celebração com o Banco UBS Pactual S.A., de contratos de troca de resultados de fluxos financeiros futuros (swaps) equivalentes, de um lado, (i) à variação do preço das ações preferenciais de emissão da Companhia (CZRS4), e, de outro lado, (ii) à variação do CDI ajustado pelo spread pré-determinado.

A data inicial de cada contrato será determinada pelo UBS Pactual, no prazo máximo da autorização do Conselho de Administração, que é de 60 (sessenta) dias, podendo ser renovada, e respeitado, em qualquer caso, um volume total, no conjunto de contratos, de R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais), e o prazo máximo de cada contrato, de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

Os contratos estabelecerão ainda: (a) que o UBS Pactual participará de um determinado percentual de valorização das ações, que superar o fluxo indicado no item (ii) acima, e (b) que o resultado dos contratos, ao final de seu prazo, serão liquidados financeiramente.

Tal operação mantém o percentual de ações da Companhia em circulação existente, não acarreta desembolso de caixa imediato e vem demonstrar a confiança da administração da Companhia no potencial de apreciação das ações preferenciais do Banco Cruzeiro do Sul S.A.