Plus500

4.4.08

Direção do S&P500



Mais abaixo escrevi um post sobre uma divergência de alta no S&P500. Bom, a divergência realmente existe e está sinalizada no gráfico acima pelas setas verdes. A partir disto, vislumbrei a possibilidade de uma retomada na valorização do índice. Porém, analisei o gráfico do índice utilizando o indicador técnico ADX e creio que agora não estou mais tão confiante nesta recuperação imediata.


Não entrarei no detalhe do significado do ADX. É um indicador muito bom para descobrir se o ativo está passando por um trending market ou por um trading market. Em outras palavras, nos diz se o ativo está em tendência de alta, tendência de baixa ou sem tendência bem definida. Nos diz também a força de tal tendência quando ela existe. Na minha opnião, é um indicador muito bom, com um nível de acerto enorme e deve ser o primeiro indicador a ser visto antes de qualquer análise técnica.


Reparem que no final de 2007, sinalizado pela reta vertical laranja, a curva -DI (vermelha) cruza para cima a curva +DI (verde). Isto é um sinal do ínicio de uma tendência de baixa. Reparem no gráfico de preços que é o que realmente ocorre. Notem tb que a curva ADX (preto) realizou uma forte subida, indicando uma aceleração forte na tendência de baixa. A curva ADX chega bem próxima do nível 40, que é considerado um valor muito forte de tendência.


Lá pro final de janeiro/08, indicado pela reta vertical verde, as curvas -DI e +DI atigem seus topos e fundos respectivamente. É nessa hora também que a curva ADX começa a inverter a tendência, sinalizando o enfraquecimento da tendência de baixa já instalada. A partir daí, o índice começa a andar de lado, sinalizando um trading market. Este sinal é confirmado pelo cruzamento da curva ADX para baixo de 20, pelo fato de o ADX estar abaixo do -DI e +DI e pelo entrelaçamento das curvas -DI e +DI (retângulo laranja).


Portanto, acredito que o S&P500 ainda permanece sem tendência bem definida. A divergência de alta identificada serviu para uma leve alta no índice, mas acho que para levarmos fé numa retomada de valorização forte, precisamos de sinais mais concretos do ADX.


Aquele abraço.

Um comentário:

Seagull disse...

Muito bom seu estudo Pintinho, valeu por traze-lo aqui.

Observando com olhos de criança fez um FD em 1275 onde vc acusou a divergencia e o SPX repicou.

Podemos tambem tentar enxergar um OCOi se passar de 1400 com alvo 100 pts acima...

Mas é tudo uma interpretação pessoal. De fato fica claro o aumento de volume a partir dos topos fazendo pico nos fundos, quando volta a decrescer...

Pode não ser muito, e a coisa está bem esquisita, me parecendo mais um trading range entre 1300/1400 (apesar das 2 espetadas em 127X), mas sem uma tendencia ainda definida. O Famoso BOX ou caixote.

So alegra, e dá esperanças acima de 1400, se bater lá (ou chegar perto) e fraquejar é venda novamente1

Abs ^v^