Plus500

25.4.08

E o IBOVESPA


Como não podemos deixar de atentar, o índice futuro é apenas um derivativo... considera o prazo para o vencimento e, principalmente, a expectativa da taxa de juros no período. Como a divulgação da ATA da última reunião do Copom deixou claro que o aperto monetário deve continuar, e não tem hora para terminar, a Bolsa de Valores e seus índices procuram se ajustar ao cenário para manter a correlação com seus benchmarks. No caso, a aplicação livre (?) de risco ainda é o CDI. E se ele continuar subindo na carona da Selic...

Bem... temos aí neste gráfico logarítmico de LP do Ibovespa, farto material para procurarmos figuras, darmos asas à nossa imaginação e elucubrarmos ao gosto do freguês.

Eu já havia levantado a possibilidade de um OCOi (IG?) ser o trampolim para novas altas, com o rompimento do TH, e o Ibovespa viesse a superar a faixa dos 70k, depois os 85.000 e sabe lá onde isso poderia parar.

Contudo, o desenho que parece mais bem definido no gráfico é este triângulo ascendente traçado pelas linhas em azul claro. Segundo os estudos de Thomas Bulkowski (com um "L" só), o rompimento dos TRG costumam seguir a tendência. Se ele é ascendente existem grandes possibilidades de que o movimento continue para cima.

Mas tem um fator muito importante, tanto nas projeções, como no que tange ao volume. A entrada de negócios e dinheiro, é fundamental para a confirmação do rompimento. Nada melhor do que a ilustração do gráfico abaixo para visualizar:


Isto não sou eu quem está dizendo, mas um grande estudioso da Análise Técnica, que sabe muito bem o quão complexos são os movimentos do mercado. Devemos tentar simplificar, sim, mas nunca desprezarmos a teoria em prol de uma atitude preguiçosa e conformista, seguindo apenas os postulados de "analistas" da hora que têm como o maior interesse estabelecer em seus clientes uma dependência por suas recomendações.

Gente, todos somos plenamente capazes de pensar... e estudar só faz aumentar nosso patrimônio. Inicialmente o "intelectual", mas logo isto acaba se refletindo nos resultados das operações, e as suas finanças pessoais vão agradecer muito! :-)

Quem tiver interesse em saber mais, acesse aqui: The Pattern Site

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Sea!

Me interesso muito pelas figuras. Se nao me engano é um High Base Breakout. De fato nao passa do rompimento do triangulo assimetrico pra cima... Bem. Que os anjos da boca mole nos ouçam e permitam que BOV rompa pra cima :)

Você faz falta camarada.

Uma abraço
FC

Seagull disse...

Fala Felipe!

estamos na luta e batalhando para arrumar a casa e colocar nosso site no ar...

Cara, é muito trabalho, mas aos pouquinhos estamos indo. Hoje recebi o painel de administração e já deu para acertar alguns campos.

Mas a coisa é grande... depois eu sei que a galera vai dar conta do fórum, sem aquelas avacalhações que estão fazendo por aí.

Entre amigos, quando todos querem ajudar uns aos outros não rola esta disputinhas ridiculas de quem sabe mais. O importante é que com a troca todos saiam ganhando.

Falta pouco (mas o trabalho é muito!_)

Abs ^v^