Plus500

3.4.08

Ser ou não ser? O Investidor!!!

Recebi um interessante email de uma leitora frequente do site, o qual vou reproduzir editando alguns trechos tentando não penalizar o conteúdo: (não vou identificá-la, deixo a seu critério caso queira se revelar, oh!)

---------------------------------------------------

Seagull,

eu comecei a entrar em um monte de sites e não quis deixar meu nome em todos. Se eu entendesse tudo de bolsa, de gráficos e tudo o mais não haveria problema, mas sem entender quase nada, não vou pagar mico, concorda? Aí quando eu fizer uma perguntinha básica todo mundo vai se lembrar - Ah! essa é aquela que frequenta o site, do fulano, beltrano e não sei mais quem e faz aquelas perguntas "inteligentes." hahaha. Se a Maria entrar e fizer perguntas bobas ninguém vai se lembrar da Maria.

Na maioria dos sites que entrei o meu nick era Maria. No CHR Investor, com um outro. Foram passagens rápidas, no CHR ainda vou de vez em quando. O problema foi que no seu eu entrei, fiquei e não saí mais. Eu adorei o ambiente do Seagull Trading. Alegria de pobre dura pouco...rs....

Na verdade, tenho que fazer um curso urgente, urgentíssimo e não ficar entrando em sites fazendo perguntas. Pior...na maioria das vezes não faço o que falam, faço o que dá na minha cabeça. :-)

Quando a Vale chegou a 39,98 em Janeiro, cheguei à noite para o meu marido e falei: Se eu tiver coragem dá pra eu ganhar 100 mil num mês ou dois. Ele me deu a maior força, mas não tive coragem. Acabei comprando bastante, mas nem perto do que deveria ter comprado. Quando bateu em 44,40 vendi, achei que já era suficiente. Agora está 51 e pouco. Tenho que ser mais fria. As minhas Vales de LP estão todas lá.

Na verdade, noto que muitas vezes mesmo sem entender de gráficos dou umas tacadas ultra certeiras. Essa compra e venda alucinada do dia a dia não está fazendo muito meu perfil. O meu perfil é fazer a poupança em ações para os meus filhos e independente disso comprar as blue quando ficam baratas e vender quando sobem. É a única coisa que sei fazer bem na bolsa. Não entendo nada de opções, nem de aluguel de ações. Mesmo assim, às vezes, chego a ganhar mais que o meu marido que ganha muito bem. :-)

Se eu continuar assim vou aos 999, aí pago um jantar pra você. Combinado? rs

Pensando bem...isso é muito pouco.

------------------------------------------------------------------------------------

Minha amiga,

Nem todo mundo nasceu sabendo. A internet facilitou bastante a nossa interatividade e troca de informações. Contamos nossas próprias experiências e aprendemos uns com os outros, mas o importante é sempre procurarmos evoluir dentro de nossas capacidades. E é natural que tenhamos um nick para preservar nossa identidade e dados pessoais. Em alguns casos, tem gente que usa vários apelidos. Eu mesmo já tive alguns... mas sabe lá porque, acabei ficando mesmo com este, que já pensei até em mudar mas, como não teve jeito, acabou sendo institucionalizado (fala sério, gaivota "gringa" é muito estrangeirismo para meu gosto!).

Tem horas que eu até me confundo: sou o Marcio, ou Seagull?

A diferença maior é que um é "o investidor" (que coloca o dinheiro no risco) e o outro apenas "o estrategista"! :-)

Uma das coisas que eu mais enfatizo é que não podemos violar a nossa natureza! É muito importante definirmos nosso perfil de investidor e sermos fiéis a ele. Não adianta querer abraçar o mundo de uma só vez e acabarmos nos enrolando. Cada um deve tentar fazer o melhor, com base naquilo que sabe - e faz bem.

Se você tem se dado bem como investidora de longo prazo, e também acerta nas suas especulações de CP, não deve mudar seu estilo de operar. Esquece, ou simplesmente ignora, quando eu escrever sobre opções, empréstimo de ações, arbitragens com pares (ONxPN), financiamentos, travas de opções, etc... nada impede de saber que existem, e acho sempre bom expandir os horizontes, ampliar as alternativas de investimentos no mercado (principalmente quando nossa capacidade financeira é grande e devemos diversificar nossas aplicações) - mas nada disto é imprescindivel ou mandatório para termos sucesso na bolsa.

Na verdade o blog tem uma frequência bem eclética: de iniciantes a analistas gráficos, fundamentalistas, críticos severos, que, mesmo na "encolha", volta e meia dão a sua passadinha por aqui para ver o que vem sendo comentado e checar se estamos falando besteira...

Eu procuro escrever da maneira que sei, como gosto, para todos, e sempre atendendo aquilo que é solicitado (quando tenho competência para isso).

Sobre investimentos, eu diria que RF é o fim! Talvez devesse ser rebatizada como Renda Fraca!!! Mas, apesar de render pouco, o risco é pequeno. E eu, que sempre falo a verdade (vocês lembram?), neste momento, tenho quase 90% de meu capital livre (tirando os bens e imóves) aplicados em CDBs, Tesouro Direto, Fundos, etc - que me rendem até 108% do CDI. É claro que quanto maior a rentabilidade, maior o risco - taí a bolsa que não nos deixa mentir!

Este fundo que citei é interessante. Já falei sobre ele aqui no blog... é uma renda fixa (108% do CDI considero muito bom) porém lastreada em debêntures, e me dá liquidez imediata pelo próprio banco. Assim, quando realizo uma operação de venda na bolsa de valores, o dinheiro não fica parado na conta. Tirando o IOF dos primeiros 30 dias, ele está sempre líquido, e só paga 15% de IR (como as operações em bolsa), não tem come-quotas e é de fácil movimentação.

Não tenho TODO meu dinheiro aplicado em uma só corretora, embora, muitas vezes, fique tentado a isso. Sou cliente de um grande banco, minha mulher trabalha com outro (onde recebe seu salário e faz uma capitalização para as crianças), e ainda tem uma outra conta para complementação de aposentadoria - em um fundo gerido pelo Pactual, que na verdade, foi onde a empresa depositou uns bônus antigos, e, por não estarmos precisando dos recursos na ocasião deixamos rendendo para não pagar o leonino imposto com um resgate imediato. Até que rende bem, mas foi uma diversificação relativamente forçada, digamos assim.

O lance não é só ganhar na bolsa... muito mais importante é gerir nossas fortunas (a minha nem tanto, pois ainda está muito longe dos 999, rs).

Então, o meu maior foco é em educação financeira e administração patrimonial... mas não há nada como a renda proporcionada pelo mercado de capitais... quando acertamos a ponta é uma beleza, senão, do mesmo jeito que o dinheiro vem, ele vai "facinho".

Desculpe por não responder antes... eu estava operando as opções... não pense que eu só fico escrevendo o dia inteiro no blog. Também dou meus "tirinhos", coisa que muitos analistas se esqueceram como faz! A maioria só quer ganhar dando "dicas" e vendendo relatórios. Não sei como eles têm tanta credibilidade se não colocam o seu dinheiro na reta. Ganhar com "risco zero" é moleza, eu também gostaria muito. Mas o prazer de operar - e ganhar com isso - não tem descrição (você sabe como é... qualquer coisa, pergunte para a sua contadora)

E a minha pequena carteira de ações ainda está lá, quietinha... pronta para ser realizada, ou até, quem sabe, eu venha a aumentá-la em alguns lotes! Ou muitos... o grande diferencial estará sempre em uma criteriosa seleção dos ativos, :-)

Mas você não precisa pagar o jantar... um chopinho já está de bom tamanho!

:-)

PS: O Christian, do CHR Investor, é um grande amigo, uma pessoa maravilhosa, que conheço pessoalmente e admiro muito seu trabalho. Talvez você possa, então, pagar dois chopes - um para cada! O resto fica por nossa conta mesmo!


6 comentários:

Eduardo Führer disse...

Seagull, como vai?

Tenho uma duvida, como projetar o target para o rompimento de um TH?

Algum tipo de simetria poderia ser aplicada? Talvez usando Fibonacci? Quem sabe Fan?
Talvez voce como eh mais experiente poderia me ajudar nisso. Tive problemas ultimamente com CSNA, e agora estou em GOAU que esta quebrando TH atras de TH.

Enfim, a pergunta eh, como estabelecer um target?

Valeu e abs!

Ps: Parece que a CZRS deu uma micada hoje, saiu da simetria do grafico. Ou impressao minha? Tenho um certo trauma com esse papel hehe

Seagull disse...

Eduardo,

O segredo quando um papel está rompendo topo sobre topo é muito simples: STOP MÓVEL. Como definir resistência quando uma ação singra por mares nunca antes navegados?

Vc pode até projetar as expansões por Fibonacci, sim!

Isto se vc pretende algum dia realizar o lucro, pq pelos ativos que citou, são verdadeirasjoias para guardar como patrimonio!

Sobre a CZRS... por enquanto temos um fundo bem definido, e o banco não me parece uma opção que tem prazo de vencimento para virar pó. (não compare ele com Banco Santos e afins...)

O que parece é ter havido uma correção depois de dosi dias de altas fortes.. quem sabe para montar um pivot de alta.

Eu gosto de gráficos, mas não sou especialista em AT . Uso muito nas minhas leituras (principalmente em CP) e tento aprender cada vez mais, entretanto, para mim sempre devemos considerar outros fatores.

E como não sou insider, nem imagino se vão comprar o banco ou que será que vem por aí... mas tem jeito de ser alguma coisa (tomara que boa!) ;-)

Abs ^v^

Anônimo disse...

Dificil esse início no mercado financeiro, não é?
Estou tentando e perseverando. Qualquer dia chego lá.

Como vc, também sou grande admiradora do Christian.

Boa noite e obrigada. :-)

Mineiro disse...

stop movel combinado com fibo.. no rompimento faça a recontagem e trace o fibo novamente para o novo objetivo

Mineiro disse...

esqueci de comentar o texto..

no mercado financeiro a grande verdade é que ninguem sabe de nada..

o que a gente faz aqui é interagir para aprendermos uns com os outros e assim sairmos melhores que a grande maioria..

fique livre para postar o que quiser.. eu mando muita asneira que é sempre discutida e corrigida.

abracos

Seagull disse...

É isso aí Mineiro,

obrigado pelas sábias palavras. O canal aqi é livre para falrmos tudo, do mais certo ao absurdo...

afinal, muito pelo contrário, querer aprender não envergonha ninguém, e melhor errar aqui do que nos trades, rs

E outra: a Patricia é uma das que mais tem colaborado conosco no debate, valorizando bastante este nosso espaço comunitário, e faz mesmo por merecer toda atenção e carinho

Abração

^v^