Plus500

25.4.08

Big-Blues em Apuros

Enquanto a Vale anuncia uma queda de 55% no lucro do trimestre em relação ao mesmo período do ano passado (ainda assim um resultado de R$ 2,25 bi), a Petrobras perdeu a disputa pela rede de distribuição da Esso no Brasil para a Cosan. Com o peso que as duas têm no Ibovespa, fica complicada a situação. Por quanto tempo o óleo vai se manter nestes patamares acima de 115 dolares? E com a recuperação da moeda americana frente ao euro, a queda no consumo de combustíveis no hemisfério norte ainda tende a acelerar.

Há pouco foi noticiado que as vendas do etanol no país superaram pela primeira vez o volume da gasolina.... isso pode parecer bom pelas questões ambientais, mas sempre vai ficar aquela interrogação, se não estariam deixando de cultivar alimentos em prol do plantio de cana para a indústria sucroalcoleira. Logo em um momento de forte pressão inflacionária pelo aumento no preço da comida.

E assim se torna maior o desequilibrio do planeta... as populações crescem em detrimento de uma produção de alimentos, que não acompanha a demanda. Os orientais têm no arroz a base de suas refeições. A Argentina suspendeu as exportações do trigo, e ante a ameaça dos produtores voltarem seu foco para o estrangeiro, o governo tenta negar a possibilidade de uma nova taxação.

A esta altura o menor número de pedidos de auxílio desemprego nos EUA, e a suposta capacidade dos bancos americanos de manterem seu nível de distribuição de dividendos, como afirmou a Merril Lynch, serão suficientes para compensar a queda no número de imóveis vendidos, somados ainda a uma desvalorização na ordem de 13% no preço das novas moradias?

Esta é uma boa questão para Obama e Hillary discutirem, além da volta dos soldados que ficaram no Iraque. Senão quem vai continuar tomando conta da Casa Branca vai ser o partido republicano: Mac Quem? Não é um novo sanduíche daquela famosa rede de fastfood, e sim um velho conhecido dos atuais mandatários.

Contudo, o mercado é como aquela velha caixinha de surpresas... melhor continuarmos seguindo a tendência e deixar para lá a idéia de tentarmos adivinhar o futuro! A quem pertence?

^v^

2 comentários:

Anônimo disse...

Ih...acho que hoje a Vale vai morro abaixo e eu estou lotada de Vales. No problem...daqui um tempo volta a subir.


Preferia um democrata na Casa Branca mas o Mc Cain não é ruim.
É muito melhor que o Bush. :-)

Seagull disse...

Com essa eleição americana, crise mundial (agora tb de alimentos) o mercado resite em ficar Bull, e na política é tudo Bu(ll)sh-it!

Republicanos continuarem não dá...Mac Quem???

E do outro lado, a madame magoada e o afro-americano estão muito apelativos... vão acabar se auto-canibalizando!

Uma pena!

^v^