Plus500

26.4.08

VALE5 - Tchan tchan tchan tchannnn

Infelicidade dos que venderam, sorte dos que compraram... realmente, foi má interpretação de texto da galera. Hoje li em diversos fóruns vários posts da galera que se arrependeu de ter vendido VALE logo na abertura...

Bom, como mencionei no post anterior a respeito de Vale, o modo de como apresentaram o título do balanço em sites sobre economia, assustou os ex-comprados (sardinhas são gigantes perto dos “Paedocypris progenetica”) que acabaram vendendo a preço de liquidação para os grandes players... pois é neném, ficô chupando o dedo!

Um amigo (Sinésio) fez um comentário muito interessante: Se emitissem a notícia com o seguinte título: Vale teve um lucro de Xbilhões... nossa, hoje IBOV estaria nos 66k.

Muito pelo contrário, lançaram a notícia de forma assustadora: IMPERDIVEL, CAIU LUCRO DA VALE.... ohhhhhhhh, vô morre, acabou o mundo.. é a "criZe"... ela voltou...

Nem só de gráfico viverá o player, mas, de fundamentos também, ou melhor... uma teoria que eu defendo muito... gráficos servem de fundamentos para FUNDAMENTOS (hã?).

Não entendeu fiote? Vamos lá...

O preço da Vale, se encontrava a que patamar?
Res: No topo.
Ela precisava de um fôlego? Ou seja, uma realização?
Res: De certa forma.
Pra quê?
Res: Possivelmente para romper o topo?!

Bingo! Vamos lançar uma notícia de forma assustadora, para que todo mundo saia vendendo. Com isso roubaremos o pirulito das crianças... E foi isso que ocorreu.


Quem vendeu... Salci Fufu

BearNaked

http://seilatrader.blogspot.com

18 comentários:

Anônimo disse...

Olha vejo por um outro lado, mas vai de cada um..
Se vc vendeu, e viu q SUBIU pq nao RECOMPROU?
Se alguem usa STOP para vender qdo cai..APRENDA A USAR STOP para comprar QDO SUBIR!

TOffzK!
SaoPaulo

Seagull disse...

Isso ai TOffzk,
cada um com a sua estratégia...

Eu vejo de um forma um pouco diferente: não há o certo ou errado, e sim aquilo que pode dar lucro ou prejuízo.

Na maioria das vezes que tomamos decisões bem fundamentadas, o lucro acaba vindo.

Acredito que o BearNaked tenha se expressado de uma maneira brincalhona , porque na verdade, todos sabemos que as decisões e operações de terceiros nada representam para os nossos próprios resultados.

A briga é de cada um contra nós mesmos!

Abs ^v^

BearNaked disse...

Olá TOffzK, como vai?
Sua estratégia está correta, mas a intenção não era tratar sobre estratégia e sim tomar cuidado com a jogatina do mercado com as notícias lançadas do balanço da Vale.

Quanto ao "Se vc vendeu, e viu q SUBIU pq nao RECOMPROU?", de certa forma está correta.. mas visando o gerenciamento financeiro, muitos traders operam por bancos que cobram uma % do dinheiro investido para a corretagem.. outros cobram um valor fixo. Poderíamos evitar tais custos se tivéssimos entendido, ou de certa forma, "previsto" o que poderia ocorrer no dia posterior.

A intenção era de alertar os pequenos e novos investidores que poderiam estar saindo do trade em VALE por simples ingenuidade e falta de conhecimento do mercado, e foi isso mesmo que eu vi acontecer... muitos deles saíram e se arrependeram. Aquela sensação de:"Puts, o que foi que eu fiz?". Esse sentimento é de quando fazemos algo impulsionado pela emoção: "Saiu notícia 'ruim' a respeito do balanço, todos estão vendendo... vou vender também". Passa meia hora depois, o gráfico começa plotar valores altos, volume entrando e nós, que vendemos, ficando para trás.

Outra idéia que eu tentei passar ali foi a de identificar uma situação no gráfico e fazer dessa situação, uma notícia para um movimento, seja de realização ou rompimento.

Seagull está corrento quando diz que: "Na maioria das vezes que tomamos decisões bem fundamentadas, o lucro acaba vindo."
Eis aí o X da questão... em que se fundamentar? E essa questão pode ser complementada com a seguinte frase: "todos sabemos que as decisões e operações de terceiros nada representam para os nossos próprios resultados."
Isso implica também a opiniões de terceiros, que, sendo elas, de interesse pessoal, poderá nos afetar amplamente...
Ou seja, a melhor coisa a se fazer é: Leia as notícias... elas se coincidem com o seu raciocício? Opa, essa pode ser uma boa entrada/saida.


Espero que tenha entendido esse anseio que eu tenho em fazer com que abram os olhos e não caiam nas idéias de interesse alheias... Vamos aprender a ganhar junto

Um cordial abraço,
BearNaked

Anônimo disse...

Estou compradíssima e não vendi nada. :-)

Unknown disse...

TOffzK!
fiz exatamente isso, estava em viagem e executou meu stop....quando ví que a queda foi em função daquela notícia tratei de recomprar o papel...graças a deus consegui por um preço bom....

abraço a todos....

Anônimo disse...

Grande Seagull, as vezes fico ate com medo no bom sentido. Quando leio um post desse é entendo que minha visão foi igual a sua já me sinto ate menos desentendido sobre as arapucas que encontramos na bolsa. Essas são algumas das regras do jogo... Abraço e boa semana para ti e para os colegas do site.

Seagull disse...

Oi Sulamy,

mas muita atenção com o autor das postagens.

Este blog é aberto a vários colaboradores, e cada um tem o direito de pensar e se manifestar da maneira que quiser.

Neste caso, o texto foi redigido e postado pelo nosso amigo BearNaked.

Mas não deixa de ser, à sua maneira, um alerta aos investidores mais novos.

Grande abraço

^v^

Seagull disse...

Patrcia,

como sempre te falei: papéis como Vale, Petro, Gerdau, Bradesco entre outros são ideais para formação de patrimônio.

Excetuando alguma operação especulativa com objetivo de baixar o custo de aquisição no curto prazo (qdo houver uma indicação muito forte de que podem realizar), eles não devem ser vendidos nunca.

Pelo contrário, a cada nova (eventual) queda é mais uma oportunidade de aumentar os lotes da carteira a preços mais baratos!

Siga a estratégia, sempre fiel à sua natureza e perfil de investidor.

Bj ^v^

Seagull disse...

É isso aí Luciano,

não há mesmo nenhuma atitude na bolsa que não possa ser revertida.

Apenas existirá um preço a pagar por ela. Preferencialmente devemos tentar ficar entre uma dessas duas: maior lucro ou menor prejuízo!

:-)

Abs ^v^

BuracoInvest disse...

Falar depois que tudo aconteceu é muito fácil.

Se o trem tivesse saído dos trilhos e caído do penhasco esse post seria bem diferente.

Para minhas ações da Vale, pode sair a notícia mais sensacionalista que for, estarei sempre dentro.

Se a empresa for pro brejo, meu stop (muito muito baixo) vai ser acionado (e pronto!) prejuízo, azar ?? Eu não considero nada disso, prefiro deixar uma boa parte do dinheiro na vale do que na poupança, simples opção de escolha com o respectivo risco.

sds,
rogrm

wil123 disse...

desde que eu comecei a acompanhar bem de perto as cotações de vale e petro (mais de 4 anos), só vi estes papéis subirem. Às vezes cai um pouco, mas sempre voltam.

uma vez coloquei uns stops na Vale, só serviu para gastar dinheiro de corretagem, e ainda fui recomprar mais alto.

enquanto este mercado for assim, de alta contínua, não vale a pena especular com vale e petro.

melhor neste caso é reinvestir os dividendos. Se quiser uma renda extra, vale a pena tentar lançar algumas opções sobre a carteira. E só!

BearNaked disse...

Olá Buracoinvest, como vai?

Eu acho que houve um equivoco, pois, não é que eu tenha lançado o post após o ocorrido. Realmente, seria fácil prever algo que já ocorreu, porém, no meu blog (seilatrader) eu postei (vide: http://seilatrader.blogspot.com/2008/04/vale5_24.html) no dia do lançamento da notícia a respeito do que possivelmente poderia ocorrer, e realmente aconteceu. Entretanto, a SeagullTrading fez um convite para participar do grupo de colaboradores e esse post, foi logo após o ocorrido + post a respeito de Vale. Acho que foi por isso que houve esse mal entendido... mas na integra, o post já havia sido postado no Seilatrader.blogspot.com.

Espero que tenha entendido o ocorrido brother ;)

Um cordial abraço,
BearNaked

BuracoInvest disse...

Olá BearNaked,
de forma alguma quiz fazer uma crítica destrutiva ao seu post (infelizmente, tenho que assumir q meu comentário, realmente não pareceu muito amigável - pareceu que eu estava te criticando diretamente - peço desculpas).

De qualquer forma, meu comentário foi apenas para mencionar que as duas coisas poderiam ter acontecido (ou a Vale recuperaria ou poderia continuar caindo rumo a alguma resistência mais baixa) e mesmo assim eu estaria dentro.

Bem provavelmente, compartilhamos a mesma opinião (Vale sempre será um bom negócio).

Sds,

rogrm

Marcio disse...

Embora não tenha sido autorizado para isto, como forma de esclarecimento, vou cometar aqui (publicando alguns trechos dos emails que troquei em PVT com o Bearnaked, para que todos percebam tratr-se de uma pessoa com as melhores intenções e dotado de um espírito colaborador como poucos (na verdade, como muitos participantes daqui do Seagull Trading)

Inicialmente ele me escreveu:

"Olá Seagull, como vai?

A lógica que você utiliza em seus trades foi implementada em cima de qual ferramenta?

Essa ferramenta que vc utiliza (para trading system), você que fez? Ou é uma ferramenta
pronta e vc apenas implementou a lógica de entrada e saída no ativo?

Um cordial abraço,"

------------------------

Meu retorno:

"Oi,

os gráficos sao fornecidos pela CMA,

eu criei a metodologia, escolhi as variáveis , a periodicidade e agora é só seguir os triggers.

mas um TS nunca deve ser considerado definitivo, até pq o mercado muda tb, e assim eu vou aprimorando na medida do possivel e de minhas necessidades.

Tem um amigo meu de Portugal que andou testando isso na Nasdaq, ficou tão impressionado com os resultados que quer comercializar minha invenção, pode? rs

Por enquanto é apenas um indicador que me ajuda nas tomadas de decisão mas ele está disposto a programar os dados e transformar em um ATS.

Acho que arrumei um sócio! :-)

Abs ^v^ "

--------------------

De pronto veio seu follow-up

"Poxa Seagull... em primeiro lugar,muito obrigado pela resposta! Show de humildade em você! Que Deus te abençõe e capacite cada dia mais!

Estou desenvolvendo uma ferramenta de análise técnica... coloquei o nome da ferramenta de DevBusiness... ainda não foi para o mercado pq necessita de patrocínio financeiro.. mas quem sabe! Nele existe um trading system, a priori funciona sob alguns patterns "conhecidos", entretanto, futuramente, irei disponibilizar uma linguagem que permita que os usuários também programem suas regras.

Olha, seu blog está de parabéns e entro nele diariamente! Admiro seus posts.

Tenho um blogzinho (http://seilatrader.blogspot.com/) e gostaria de adicionar um link para o teu blog, se é que me permite.

Um cordial abraço,"


continua...

Marcio disse...

E assim o diálogo se desenvolveu:

Meu Caro,

fique à vontade... divulgação nunca é demais, principalmente quando feita desta maneira.

Visitei seu blog... vou adicionar ele no Monitor Financeiro.net
Não sei se vc já conhecia.. é um agregador de conteúdo da comunidade financeira

E olha... esse seu nick BearNaked acho que fui que inventei... (o Urso Nú do FED, rs)

Mas achei legal vc adotar ele... pode até ter sido coincidência (muita)

Sabe o que está acontecendo, eu estou na luta para colocar meu novo portal no ar. Faltam apenas os ajustes finais do conteúdo, acertar o formulario de cadastramento para o fórum, e corrigir alguns detalhezinhos.

Vai ficar bem legal

Ainda não estou divulgando, mas acredito que a partir de terça ou quarta-feira seja o lançamento oficial...

Mas vc já pode dar um espiadinha... de leve! :-)

http://www.monitorinvestimentos.com.br/index.php

Depois me fala sobre a evolução desta sua ferramenta, quem sabe podemos te ajudar em alguma coisa!

Grande abraço

Marcio ^v^

----------------------

Seguindo com o convite para o BearNaked integrar a equipe do nosso blog:

"Oi

Mandei um convite para vc ficar membro do Seagull Trading também e sua rede de relacionamento aumentar ainda mais com o pessoal da comunidade financeira.

Coloca o BearNaked lá (rs) no seu nome de exibição que isto muito me honra! :-)

E quando quiser postar qq coisa sobre seu trabalho, estudos do mercado ou o produto que está desenvolvendo (quem sabe pinta um patrocínio) a casa é nossa!

Pode publicar cross-posts do "Sei Lá", com link para o blog

Para você está tudo liberado!

E que Deus nos ajude a atingir nossos objetivos!

Abs ^v^"

-----------------------

Percebam como o assunto se desenvolveu:

"Olá Seagull...

Muito obrigado pelo apoio... acho que falamos o mesmo idioma que é de colaborar com a galera. Infelizmente já levei muitas críticas por estar fazendo isso, mas, pensei que luta entre egos somente existia com funcionários voltados para a área de SI/TI... ehehhe infelizmente isso existe em todo lugar (Custou acreditar nisso).

Quanto ao BearNaked, nossa, na hora que li, achei muito engraçado e resolvi alterar o nick... a inspiração foi toda sua! Gostei da criatividade e fiz uma "colinha"... gostei muito mesmo e por isso adaptei...
Se não houver algum problema, gostaria de continuar com o nick :-)

Irei adicionar links para fazer referência a esses seus sites.. que por sinais são "ótemos".

Quando a minha ferramenta de análise gráfica... falta algumas coisas básicas, como por exemplo capturar o sinal da Bovespa através de algum vendor (atualmente, só pega o sinal da Yahoo! Finance) e preparar uma arquitetura para registrar pagamento de usuários e liberação de acesso...

Já há alguns interessados em investir (e se tornarem sócios) na ferramenta, porém, estão enrolando muito... Acho que esse é o momento certo de ter uma ferramenta como o DevBusiness no mercado... todo dia surgem novos investidores que necessitam de uma ferramenta do gênero, e no Brasil, existem poucas ferramentas comerciais (CMA, Profitchart, Apligraf, Enfoque, etc).

SE por um acaso, um dia essa ferramenta vier a ser comercializada, aí poderemos fazer uma parceria de divulgação.. mas até lá, falta muita terra pra caminha. Caso tenha interesse em conhecer a ferramenta, posso lhe enviar um .pdf apresentando o que já existe no DevBusiness.

Sucessos e que Deus nos abençõe e nos capacite a cada dia!

Um cordial abraço,
DanVC"

---------------------

Hehehe...

pode usar o Bearnaked à vontade...rs
Não patenteei, portanto é de domínio público...
pelo menos ficou em boas mãos.. com os amigos.

Olha, agradeço muito sua colaboração, acho que compartilhamnos realmente do mesmo espírito solidário com relação aos demias investidores (e aprendizes) do mercado.

Contudo se me permite uma pequena observação (crítica construtiva?):

Daniel, vc é um ótimo redator, escreve demonstrando pleno domínio da nossa língua culta, tem uma associação de idéias perfeita, senso de empreendedorismo, ou seja, me passou as melhores impressões de ser um cara muito bacana.

Mas não sei se por ter lido rapidamente os textos do seu blog, percebi uma enorme diferença na forma que se manifesta por email e publica seus artigos.

A mim, embora eu tenha certeza das suas melhores intenções, ficou parecendo um pouco sarcástico, de certa forma, provocando os que talvez não tenham sido tão bem sucedidos como vc em sua tomada de decisão. ;-)

Como falei, pode ter sido uma percepção equivocada de minha parte, e entendo também, que o personagem BearNaked, é até pela natureza do nick, um tanto sacana, no bom sentido!

Uma de minhas maiores dificuldades era saber separar o Seagull (o personagem) do Marcio (o verdadeiro investidor).

Mas identifiquei muita qualidade nas suas leituras de mercado, e mais ainda em sua maneira correta de se expressar (pela habilidade natural - o dom - de escrever bem!

Que isto não o faça ficar chateado comigo, e seja mais uma prova de minha total doação e manifestações sinceras para com os amigos que merecem.

Um grande abraço e sucesso!

Marcio

----------------------

Marcio, eu pensava que tinha encontrado um novo "colega de trabalho", por trabalhar praticamente na mesma empresa do que eu (aka, Bovespa). Entretando, me equivoquei e hoje tenho uma nova opinião/visão e ela se define em um amigo e não colega. Amigo realmente critica visando o bem do próximo (críticas construtivas) e foi exatamente isso que você fez. De forma alguma eu fiquei chateado, muito pelo contrário, pude perceber o quanto você é sincero e um homem de caráter.

Quanto ao post da VALE... não, não foi a minha intenção ser sarcástico. O que eu queria fazer era que os novatos do mercado (eu sou um deles) percebessem a jogatina do mercado de forma séria, pois estamos tratando de dinheiro e muitos se estressam por perdê-lo. Eu já perdi muito dinheiro devido minha inocência na leitura documentários de empresas que eu achava ser sérias e não quero que essas pessoas passem pelo mesmo erro do que eu. Estou tentando ensiná-los com os meus próprios erros... Tem aquela famosa frase: "Aprenda com os erros dos outros".
Essa é a minha intenção, ensinar aos novatos a não cometer os erros que eu cometi e eu quero aprender a não cometer os erros que outros cometeram.

No começo eu tratei o seguinte assunto: Infelicidade dos que venderam, sorte dos que compraram... Infelicidade pois muitos caíram na "pegadinha" do mercado.

assustou os comprados (sardinhas são gigantes perto dos "Paedocypris progenetica") que acabaram vendendo a preço de liquidação para os grandes players... pois é neném, ficô chupando o dedo!
No conteúdo supracitado, essa frase "ficô chupando dedo" é como se os grandes investidores estivessem sendo sarcásticos... seria mais ou menos assim: "Hahahah, olha lá, eles caíram na nossa".

E quanto ao "Quem vendeu, salci fufu"... seria como: "Quem vendeu perdeu, mas aprendeu"

A intenção era tanta de ajudar, que no dia anterior, eu fiz um post alarmando os cuidados de se interpretar de forma errônea os relatórios de balanço empresarial...

Espero que tenha entendido minha colocação a respeito deste post...quanto aos outros posts da mesma categoria, uhmm... como posso dizer?! Seria mais ou menos um grito: "Hei, cuidado!!!"
Consegue compreender?

A minha intenção é realmente em colaborar.. ajudar..

Brother, fica na paz e que Deus te abençõe com um final de semana surpreendedor!

---------------------

Legal Daniel,

Muito nobre e confortante para mim sua interpretação correta da mensagem.

Como te falei, eu consigo entender as boas intenções das pessoas, e isto ficou claro nos emails que recebi de vc.

Mas foi esta a razão de te escrever em retorno manifestando uma percepção diferente na linguagem de seu post.

Bom que possamos a esta altura da vida ainda fazer novas e sinceras amizades.

Tenho isto como o mais alto patrimonio que uma pessoa pode conquistar, além do amor, harmonia e bem-estar em família.

O sucesso financeiro no mercado é assim mesmo: fruto de estudos, aprendizado, alguns tropeços, insistência, perseverança, disciplina e um extremo controle emocional.

Os resultados vêm com o tempo, assim como a experiencia, que, como vc disse com grande sabedoria, só podemos adquirir vivenciando ou acreditando naquilo que é compartilhado por quem se dispõe a dividir seu conhecimento despojado de vaidades.

Um grande abraço e ótimo domingo para vc e os seus tb!

^v^

------------------------

Thats it.

Marcio disse...

É muito dificil julgar as pessoas sem conhecê-las.

Do pouco (ou muito) que conversamos não me resta a menor dúvida de tratar-se mesmo de um cara super legal.

Entretanto, para todos nós - críticos de plantão - fica aquela interrogação:

Será que sempre interpretamos bem as mensagens postadas via internet?

Será que os autores conseguem expressar com toda fidelidade a mensagem (e o TOM) que pretendem passar quando escrevem?

Já presenciei, e pude experimentar na pele, diversos mal-entendidos em razão disso.

Por isso, pessoal, é muito importante antes de julgarmos, questionarmos o que não nos parece claro, com toda a liberdade que este meio nos oferece, para não sermos injustos em nossas avaliações.

O espiríto que deve predominar é sempre o colaborador. Ler nas entrelinhas...

As disputas, tripudiações, brigas, comparações de resultados, em nada nos enobrece.

Só será possívem atingirmos nossa maturidade como investidores sabendo aceitar a maneiras de ser de cada um e acrditando em suas melhores intenções.

Assim, nossos resultados serão sempre potencializados, em comparação às nossas próprias perfoermances, unico referencial de verdade para nossa evolução!

Abraços

^v^

Block disse...

Those guidelines additionally worked to become a good way to
recognize that other people online have the identical fervor like mine
to grasp great deal more around this condition.
best big data training in Chennai
best software testing training institute in Chennai
javascript course in Chennai

pranisha disse...


Quick up for the best offer of AWS DevOps Training in Chennai from Infycle Technologies, Excellent software training in Chennai. A massive place to learn other technical courses like Power BI, Cyber Security, Graphic Design and Animation, Block Security, Java, Oracle, Python, Big data, Azure, Python, Manual and Automation Testing, DevOps, Medical Coding etc., with outstanding training with experienced trainers with a fresh environment with 100+ Live Practical Sessions and Real-Time scenario after the finalisation of the course the trainee will able to get through the interview in top MNC’s with an amazing package for more enquiry approach us on 7504633633, 7502633633.