Plus500

2.5.08

Fundos de Ações - Relatório Mensal (abril/2008)

Esse mês foi meio puxado para contribuir para o buracoinvest.

Encerramento de pós-graduação, entrega de trabalhos, viagens a trabalho. Peço desculpas por não ter postado com regularidade os balanços semanais dos fundos de ações.

Bem, chega de blá, blá, blá, pois o que interessa segue abaixo.

Relatório de Fundos de Ações (Abril/2008)

Com o Investment Grade e com a esperança de força de vontade do governo, pode-se ter grandes avanços no mercado brasileiro.

Neste mês, o relatório está na forma de ranking dos fundos de ações.

Em última colocação (dos fundos que acompanho), o fundo de ações do setor de Telecomunicações registrou o menor rendimento no mês de abril (aliás prejuízo de quase 3%). O gráfico deste fundo parou sobre a linha de tendência de alta já testada 2 vezes (água mole em pedra dura, será que fura ou repica???).

Apesar do resultado no mês de abril do fundo de telecom. O mês trouxe muitos rendimentos. Para se ter idéia, o outro pior resultado (não pior, mas menor) foi do setor de consumo (alta de 5%). Fiquemos de olho, pois o desempenho abaixo de outros setores e o ponto do gráfico (cruzamento recente da LTB) e da médias móveis, podem mostrar em fundo como uma boa opção para entrada. Cabe a cada um decidir e torcer para o setor confirmar as promessas de crescimento.

Em seguida temos o fundo de ações da Vale que registrou alta de 6,5%. O gráfico abaixo, com cotações desde 206, mostra a evolução no longo prazo (sempre uma boa opção).
O fundo de ações do setor de energia ficou pouco acima (praticamente em cima) da linha de tendência de baixa. No mês alta foi de 6,67%.
O fundo de ações Dividendos rendeu no mês 8,8%. O fechamento do mês (30/4) registrou a máxima histórica deste fundo.

Começando a contagem regressiva, o 5º lugar próximo ficou para o fundo do setor de exportação. Desde março deste ano o gráfico acompanha a forte Linha de Tendência de Alta (LTA) mostrada no gráfico.
A quarta colocação ficou para o fundo de ações Sustentabilidade Empresarial (11,9%). No gráfico abaixo, cotações desde 2006. Nas linhas de tendência de alta (marrom) tem-se a evolução da "aceleração" do gráfico. Cada vez dando rendimentos maiores (sem desprezarmos o período que mercado ficou de lado).

Na terceira posição, ficou o fundo de ações da Petrobrás (12,6%). No mês de abril, o gráfico atingiu um novo topo histórico (TH). Entretanto, a alta da petrobrás do dia 30/4 não foi correspondida no fundo de ações da empresa (coisas que ninguém explica...).

Em segunda colocação, ficou o fundo de ações composto por ações de Bancos (14,5%). No ponto marcado em amarelo, o gráfico deu sinal de compra. O evento ocorreu na metade do mês de abril (16/4). Neste momento, a linha da MM20 (azul escura) começa a cruzar e MM60 (azul clara).
E o grande vencedor do mês foi o fundo relacionado com o setor de Siderurgia (alta 16,6%). Apesar de ser um fundo recente (criado em outubro do ano passado) está mostrando bons resultados ( as empresas do setor também são destaque no IBOVESPA. Neste setor estão empresas como Siderúrgica Nacional, Gerdau, Usiminas, Acesita.

A média dos fundos, mais o fundo multimercado do BB é mostrada no gráfico abaixo.
Bem, acho que é só. Espero que o relatório seja útil para quem faz suas em fundos de ações e para aqueles que gostam de ter uma noção do comportamento setorial do mercado.

Sds,

Rogério
www.buracoinvest.blogspot.com

Um comentário:

Seagull disse...

Grande Roger!

Andou sumido mesmo... não deixa esta pós acabar contigo! rs

Belo estudo e acompanhamento!

Valeu mesmo por trazer aqui e compartilhar com a turma!

Abs ^v^