Plus500

15.5.08

STS update


Atualizando o Seagull Trading System para o índice futuro:

Como venho explicando nas respostas aos emails, e dúvidas dos amigos que perguntam aqui nos comentários, o STS é exposto de uma forma simples, que vise facilitar sua leitura e compreensão. Não se trata de um ATS (sistema automatizado) exigindo portanto um estreito acompanhamento do mercado para aproveitar seus inputs e transformá-lo em ordens executáveis.

O gráfico de 15 minutos vem sendo utilizado por ser mais conservativo, evitando entradas precipitadas que nos levem a pagar "stops" desnecessários. Contudo, não estamos falando de análise quantitativa (embora envolva alguns aspectos), redes neurais ou algorítmos de qualquer espécie. É uma técnica fundamentada na observação para tomadas de decisão com boas possibilidades de êxito.

Mas sem haver disciplina, gestão de capital e controle de risco, nenhum método oferecerá resultado. A "esperança positiva" deve ser vista em contraponto aos que operam por feelings. Não é um caso de "cara ou coroa" com 50% de chances para cada lado. Seguindo com rigidez, e podendo executar os sinais em tempo, os resultados tendem a ser potencializados pelo elevado índice de acertos.

Então vamos lá: ontem ocorreu um sinal de venda aos 70.900 pontos. Ao fechamento o INDFUT estava em 70.500 (chegando a ser negociado por 70.200). O alvo do movimento estava bem abaixo, o que nos indicava a manutenção da posição - mesmo sabendo do risco de uma abertura em GAP no dia seguinte.

Para quem opera exclusivamente no daytrade, a venda deve ter sido encerrada nestes níveis, o que proporcionou entre 400 e 700 pontos de ganho. Aqueles, como eu, que dormiram posicionados, foram estopados imediatamente nos primeiros negócios do dia de hoje (seguindo a aplicação dos trailling stops). Mesmo assim o lucro existiu, e até para quem "acreditou" em um violino, a saída aos 71k era mandatória.

Daí em diante, o sistema virou a mão e mudou para compra aos 71.200, e segue dentro até uma outra indicação conclusiva de enfraquecimento ou fim da "pernada de alta". Para os que ficaram pelo daytrade, o fechamento aos 72.500 ofereceu 1.300 pontos de ganho, mas o sinal de compra permanece ligado!

Uma observação importante: vejam que durante a subida, houve um momento de hesitação após o indice atingir o topo anterior em 71.800, ele ainda voltou até a faixa de 71.400. Isto não foi suficiente para encerrar o trade, pois além das médias se manterem distantes, a média rápida não fez "bico", e nem foi perdida a LTA. Assim, quem não teve disciplina para seguir o TS, ou foi mais afoito, pode ter sido vítima da famosa "mão-fraca".

E mesmo não devendo menosprezar o pequeno lucro, a melhor parte ficou para depois, quando o movimento embalou de verdade. Que este exemplo sirva de lição e fique provado que emoções e técnica não devem ser misturados.

Amanhã tem mais! ^v^

5 comentários:

Luís Eduardo disse...

Seagull,

cada vez que vejo seu TS em funcionamento me dá mais vontade de meter ficha nos mini-contratos, mas como tenho só 2 mãos e 2 olhos, vou ficando na vontade, mas tenho seu TS montado aki e acompanho direto!

Conforme vem se surgindo as dúvidas vou perguntado! :-)

Parabéns pelo método, 1k de pontos é muito bom hein!

Gabriel Moretto disse...

Como funciona o STS, quals regras para entrada e saida de operações, bem como ordens de stop??

Tentei ver pelo grafico mais nao entendi muito bem.

Se vc colocar legendas nos graficos de acordo com as cores do circulos acho q seria melhor.

Abraço e bons trades!

Anônimo disse...

Hehehe...

Nâo ofereça o peixe...Ensine a pescar...

Seagull disse...

Oi Luis,

vai com calma, faça simulações antes e comece a operar pequenos lotes.

Os resultados têm sido bastante compensadores.

Gabriel, como vai você? Há tempos não recebemos novidades sobre o treinamento na Nasdaq. Veja o que você pode compartilhar com a gente sem compromenter sua condição de trabalho.

O STS não tem mistérios, tenho postado frequentemente sobre suas variáveis e utilização, faz uma busca aqui no blog que vc vai encontrar farto material a respeito... como disse o amigo anônimo, estou distribuindo o "peixe", rs

Mas na verdade, enfatizo que eu venho aplicando o STS conforme meu perfil operacional, mas qualquer um pode adaptá-lo (ou até fazer um ainda melhor) para atender suas necessidades.

Em suma, os triggers estão convencionados assim:

bola verde = compra
bola vermelha = venda
bola azul = zera posição

Os stops iniciais são definidos de acordo com a tolerância ao risco de cada um. Eu costumo aplicar inicialmente algo em torno de 3% (mais ou menos 200 pontos no índice), a partir de então, até atingir o target estabelecido, passo a utilizar trailling stops.


Como vc vê, não tem mesmo grandes mistérios.

Participe mais e traga suas notícias para nós!

Abs ^v^

Seagull disse...

Em tempo: STS segue comprado desde os 71.200 pontos...

:-)