Plus500

15.5.08

Você conhece o Heikin Ashi?

Até parece alguma sessão de massagem japonesa, ou uma arte marcial, mas não, não é. Bom, eis uma explicação do que é e para que serve esse tipo de candle. O tal do Heikin Ashi (que certamente não foi inventado pelo Chuck Norris) é um,.. digamos assim, facilitador. Como assim, facilitador? Ele, devido a sua fórmula de cálculo ser diferente dos tradicionais candlesticks (OHLC - Abertura, Máxima, Mínima, Fechamento), apresenta de forma mais limpa e clara a tendência de um ativo, plotando no gráfico sinais mais certos para entrada e saída em um ativo.

Mas qual é a diferença entre o candlestick tradicional e o Heikin Sei Lá? Como o texto supracitado, a única diferença é o cálculo:

  • xClose = (Open+High+Low+Close)/4
  • xOpen = [Open(barra anterior) + Close(barra anterior)]/2
  • xHigh = Máximo(High, xOpen, xClose)
  • xLow = Mínimo(Low, xOpen, xClose)
E visualmente? Qual é a diferença?
Na minha opinião, HAshi facilita interpretar a tendência e não perder oportunidades para compra e venda no trade. Para entender melhor... só vendo a imagem mesmo:

Candle Padrão
















Heikin Ashi
















A diferença é explícita e muito mais fácil de se trabalhar, ignorando assim, certos ruídos que te confundem em um daytrade.

Há também, certas figuras que indicam um sinais para a tendência:
  • Velas verdes - Indicam uma tendência positiva.
  • Velas verdes sem sombra inferior - Indicam uma tendência positiva forte. No início são um potencial ponto de compra, e enquanto duram deve-se deixar correr os lucros;
  • Velas vermelhas - Indicam uma tendência negativa.
  • Velas vermelhas sem sobra superior - Indicam uma tendência negativa forte. No início são um potencial ponto de venda, e enquanto duram devem-se deixar correr os lucros de posições curtas;
  • Uma vela pequena com sombra superior e inferior grande face à vela - possível inversão de tendência, embora por vezes ocorram no meio de trends fortes, pelo que necessita de confirmação. Sinalizam incerteza.
  • Várias velas pequenas com sombras superiores e inferiores - Consolidação.

Enjoy!

BearNaked (http://seilatrader.blogspot.com/)

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, Bear...

Será que você poderia falar um pouco mais mais so bre o assunto? Por exemplo:

-Esse heikin ashi serve para qualquer tempo grafico (diário, 15', etc...)?

-Como usar isso? Tem que ter um software especial, programar, ou já está disponível nas plataformas graficas?

Um abraco,

Pop

BuracoInvest disse...

Interessante mesmo. Não entendi ao que ele se refere quando menciona "sombra superior" ou "sombra inferior". Seria o pavio do candle?

Abraços.

BearNaked disse...

Olá Pessoal. Bom,respondendo a primeira pergunta... Serve sim.. serve para os 15 minutos e até mesmo 30 segundos (para quem opera Hardtrade :D)

Bom, para quem usa MetaStock, tem fórmulas disponíveis na net, para quem não usa, tem no ADVN... Não conheço outra ferramenta nacional que tenha.


Iae Buraco, como vai? Então, a sombra superior/inferior é aquela linha reta (quando tem) acima da máxima e acima da mínima.

| Sombra superior
_|_
| |
| |Corpo
|___|
| Sombra inferior
|

Um abraço pessoal.
BearNaked

Seagull disse...

Valeu Dan,

muito bacana e elucidativo seu texto. Obrigado por publicá-lo aqui! :-)

Vou colocá-lo como artigo no MI...

www.monitorinvestimentos.com.br

Aliás, se vc tiver e os demais amigos tiverem material para disponibilizar, teremos enorme prazer em incluir no conteúdo do novo site e divulgar os créditos para quem fizer a colaboração.

Vou até escrever um post destacado sobre isso! ;-)

Abs ^v^

BearNaked disse...

Olá Márcio, como vai?

Poxa, hoje pela manhã recebi uma ligação que me deixou muito chateado. Estou fora do processo da Nasdaq, e o motivo foi simples.. somente pq eu postei a respeito de um assunto na qual o Gangsta havia me enviado apenas um Link por e-mail. Bom, agora não adianta chorar, mas quero alertar aos que estão no processo seletivo para NÃO COMPARTILHEM UM "A" neste blog, ou qualquer outro.

O que fazer agora? Continuar estudando e postando as nossas análises diárias...

Para mim foi uma lástima.

Marcio disse...

Hummmm...

é uma pena mesmo.

Tem que saber separar as coisas. mas vc havia sido informado destas condições, não é?

O Pedro é um cara nota 1.000, infelizmente ambos perdem com isso. Vc por deixar de participar, e ele por não poder dispor de um recurso humano da mais alta qualidade.

Enfim, a vida segue!

Vamos tirar o dinheiro do mercado! ;-)

Abs ^v^

BearNaked disse...

Realmente, o Pedrão é super gente boa... excelente trader e excelente pessoa. Quanto ao ser informado.., tudo que aprendi no curso está comigo, agora, quanto ao Heikin (fiquei surpreso), ele apenas havia enviado um link de acesso público e de forma alguma imaginei que isso iria me afetar, pois, se é público é pq está disponível para todos. Mas não faz mal.. o importante é seguir em frente. E quanto ao Heikin Ashi, realmente, é SHOW!

Um cordial abraço,
BearNaked

Anônimo disse...

Putz...!

De vez em quando eu uso o ADVFN e agora que o Bear falou, fui procurar o "ara kiri" e descobri que eu olhava os gráficos heikin ashi achando que eram candles... Sou uma toupeira mesmo!

Eu sempre tinha a impressão que quando eu logava no ADVFN dava pra ver a tendência mais fácil, mas achava que era loucura da minha cabeça...

Pop

Seagull disse...

Heheh..

Arakiri não é mole não! rs

Abs ^v^

Anônimo disse...

Alguém sabe como usar esse tipo de gráfico no metastock?