Plus500

30.7.08

Seção Emails

Faz tempo que não tenho podido responder a todos os questionamentos que os amigos enviam para meus emails. Sempre me esforço e procuro dar retorno a cada um deles de forma particularizada e eventualmente eu ainda vinha selecionando alguns para publicar aqui no blog. Mas com o aumento da carga de trabalho no Monitor Investimentos, fica muito complicado manter a nível de atualização também aqui no Seagull Trading.

Bem, hoje vou postar a mensagem do André - de Ribeirão Preto - que escreveu fazendo algumas considerações sobre o STS:

Márcio (não tenho certeza se é este o nome), melhor Seagull

Há tempos venho acompanhando o seu blog e agora tenho acompanhado o Monitor Financeiro. acredito que voce está fazendo um otimo trabalho e tentar disseminar o seu modo de encarar e trabalhar o mercado e assim servir de ponto de reflexão para os demais traders, sejam eles experientes ou iniciantes (como é o meu caso).

Há alguns meses venho treinando trades no mini-índice, sempre com lotes de três ou cinco contratos, e tenho gostado muito da forma como você analisa o mercado através do STS. porém tenho algumas dúvidas:

1) porque o gráfico de 15 min? me parece que o reduziu no sts 20, não?

2) voce também reduziu o período das médias? não usa mais 10 e 50 períodos? o cruzamento destas no grafico de 10 minutos ainda fica "bem sujeito" a tomar muitos violinos, estou procurando algumas forma de minimizar estes tropeços com algum outro indicador. acredito que quanto mais vc diminue as médias, mais "violinos voce fica sujeito a levar, por outro lado se as médias ficam muito longas (30 e 80) voce perde muito da força, do impulso de cada movimento, como é difícil encontrar o equilíbrio não?

percebi que vc passou a plotar uma média mais longa, tipo 80 períodos, como ela tem servido para analisar os sinais de imputs?

3) por fim, o que te faz traçar as fibos em determinados pontos e não em outros, é simplesmente ver em qual desenho o histórico do gráfico se enquadra melhor?

4) por que vc não trabalha com indicadores como estocástico ou macd para analisar ou apenas filtrar os momentos de entrada? vc já teve problemas com eles?

desculpe-me estas perguntas de iniciantes, mas tenho tentando adquirir experiência em daytrade no miniindice e acredito uma forma bem análoga ao seu STS que venho procurando desenvolver foi até agora o método mais eficaz de encarar este mercado, deixando a torcida e o achismo de lado.

agradeço mais uma vez sua iniciativa, e espero poder um dia contribuir de forma mais eficaz com o grupo do monitor.

inté mais,

andré
ribeirão preto - sp

------------------------------------------------------------------------

André, obrigado pelo seu acompanhamento e incentivo ao nosso trabalho.

O objetivo maior é este mesmo: compartilhar e fazer as pessoas pensarem por si no que se refere aos seus próprios investimentos. Não estou aqui para dar o "peixe", até porque não tenho a capacidade de atender especificamente as necessidades de cada um individualmente. Em linhas gerais, procuro mostrar o caminho para que os investidores definam suas estratégias de acordo com seu perfil operacional.

Todo trading system visa obter a melhor performance e robustez. Mas nunca pode deixar de ser aprimorado e ajustado para as condições presentes do mercado. Se fizermos algo estático, logo isto perderia sua eficácia, visto que a bolsa é renda variável.

Portanto a calibragem das médias pode - e deve - mudar conforme o cenário, o ativo e sua volatilidade. No caso, é bem como vc falou: se adotarmos médias mais longas e distantes, o sistema tende a ser mais confiável, vai gerar menos inputs e submeter-nos a uma menor quantidade de stops (e violinos...). A média mais longa (divisora de tendências) que costumo adotar na forma mais conservadora é a de 200 períodos para o gráfico de 15 minutos. Eu sempre a utilizei, embora não incluísse nas postagens para não ser mais um fator a poluir a visualização e dificultar o entendimento. Pode ser a de 89 ou até 144 períodos, caso opte pelos números da sequência de "ouro".

Mas qualquer combinação que atenda suas características - preferencialmente escolhida entre os números de Fibonacci - pode trazer bons resultados. Eu conjugo o cruzamento das médias com as cotações, o traçado de S&R, e também faço uso de alguns indicadores, procurando divergências.

As projeções de expansão para determinar os alvos são feitas também com base na técnica do pivot, e o ponto exato é uma coisa quase "artística", dependendo muito do referencial do observador, embora seja feito através de uma técnica bastante complexa. Dificilmente nossos gráficos ficam iguais, mesmo tendo sido ele o responsável por me ensinar a matéria. Pode-se considerar as sombras dos candles ou não, mas a origem da plotagem deve ser feita a partir do último fundo (ou topo) antes do rompimento da LT.

Continue acompanhando o fórum, pois o Marco Aurélio (precursor do método) costuma fazer menções a estes pormenores, detalhando suas aplicações. Já existe muita coisa publicada no site a este respeito, e uma busca mais apurada nas páginas anteriores (e Grupos de Estudos) pode ajudá-lo a dirimir algumas de suas dúvidas.

Pode sempre contar conosco no que for preciso !

Um grande abraço
Marcio (Seagull) ^v^

Nenhum comentário: