Plus500

17.7.08

Sobre os Trading Systems

Como falei, com relação ao STS o Ed Seykota foi uma inspiração, o Master Chief meu grande incentivador - pena que agora ele está enfiado em um banco, com certeza ganhando muito para si e seus patrões, e pouco pode participar dos fóruns com a carga de 13 horas de trabalho que me falou outro dia no MSN. De qualquer forma, volta e meia ele ainda me passa alguns artigos para eu editar no site.

Além destes dois, o Bancotario acrescentou muito conhecimento (pelo menos tentou, rs), no que diz respeito às projeções de fibo - assunto que ele é um verdadeiro mestre. A definiição dos alvos (e eventuais pontos de inflexão) agregaram muito valor aos resultados que tenho percebido. Talvez eu não faça (certamente não) exatamente como ele me ensinou - o problema é do mau aluno! Mas do jeito que eu entendi procuro aplicar à minha maneira. E é assim que todos devem fazer, seguir seus perfis, interpretações e modos de operar.

Um trading system é algo muito pessoal, e os traders que encontram um modelo robusto e lucrativo geralmente escondem suas técnicas. Aquilo que realmente tem valor não pode ser doado assim sob risco de perder sua efetividade.

Não pensem que o STS é imutável. Eu comecei compartilhando ele enquanto desenvolvia meus estudos e, de uma forma ou outra, fui ajustando e experimentando sua aplicação, colhendo os resultados e publicando no blog, inicialmente, o que venho dando continuidade aqui.

Neste momento, ainda tenho a "carcaça" original - que coloco nas postagens , com algumas adaptações (calibragem das médias, etc) mas como tudo muda, também tenho evoluído com ele em minhas necessidades e objetivos. A versão final - se é que haverá uma - eu preservo apenas para minhas operações ( na verdade, eu diria versão atual, o STS 2.0). Depois da 1.0 veio a 1.1, em seguida a 1.2, 1.2.1, e a 1.3, antes de passar para a 2.0.

As mudanças basicamente estão na periodicidade, escolha das médias e algum aperfeiçoamento nos inputs. Não posso, nem devo, sair abrindo assim suas particularidades impunemente enquanto estiverem nesta fase experimental. Mas adianto que contempla algumas diferenças significativas no que tange às tomadas de decisão: money management, position sizing e risk control.

O modelo que eu continuo fazendo acompanhamento aqui no fórum tem um cunho didático, com a finalidade de mostrar que cada um pode criar seu próprio sistema. Depois de encontrá-lo, que guarde para si, use em suas operações, e precisando de um suporte estamos aqui para ajudar e orientar na maximização de seus resultados.



Deixo aqui a foto das 1315, indicando onde foi o ponto de venda - candle das 11hs, aos 62.050. A perda da média verde (divisor de tendência) pode confirmar ainda mais a "virada do mercado". Ela semre impõe algum suporte (ou resistência) aos movimentos, mas desta vez o INDFUT está passando direto por ela. Conservativamente, convém deixar um stop em 61.400 para não devolver os ganhos e evitar um "violino" - do qual nunca estaremos livres.

Mas, até o momento, o STS segue vendido.

Abs ^v^

Nenhum comentário: