Plus500

26.8.08

O doping do crédito

Ontem o BC anunciou que espera que o grau de endividamento chegue a 40% do PIB até o final do ano. Se comparamos com outros países não é um número alto, pelo contrário. Entretanto, tem gente preocupada...

Em seu ótimo blog, José Paulo Kupfer publica um artigo de Fernando Blanco, presidente da subsidiária brasileira da seguradora de créditos comericais francesa Coface.

Blanco compara a situação do crédito ao doping de atletas:

Lamentavelmente, virou moda no mundo dos esportes o uso de drogas anabolizantes e estimulantes. Como alta performance e recordes trazem muito dinheiro para atletas (e para toda ‘cadeia alimentar’…ou será ‘vampiresca’?), estes passaram a se dopar no intuito de obter melhores marcas, no mais curto período de tempo. Desta forma, mesmo atletas medíocres passaram a colher resultados antes jamais sonhados.

Analogamente, fenômeno similar se deu com a economia americana: consumista por excelência, esta acabou por se viciar em crédito para poder continuar comprando freneticamente, mesmo sem recursos econômicos para tal. O crédito tornou-se, para muitos, uma espécie de anabolizante creditício, que viabiliza o consumo antecipado e/ou exagerado de agentes econômicos desprovidos de liquidez para tal.

Leia mais

Blanco acredita que, mais cedo ou mais tarde, o doping creditício fará estragos no Brasil. Para quem se interessar, ele também mantém um blog: http://blogdocredito.wordpress.com

2 comentários:

Seagull disse...

Grande pOp!!!

Obrigado por dar uma movimentada aqui no blog. Mas queria ver vc participando do fórum também.

Eu fico operando e cuidadndo do MI, acabo deixando o blog sem atualizar.

Valeu a força ai!!!

Sobre o jose Paulo, o conteudo dele é sempre muito bom, ja mandei uma mensagem para incluir no Monitor dos Blogs mas como ainda nao tive resposta preferi não fazer sem a autorização dele.

Deram Viagra para os atletas e a economia americana... isso ainda não passa pelo exame de doping!

Abs ^v^

wil123 disse...

na folha de sp, acho de ontem, li sobre um estudo da consultoria ATKearney, alertando para o risco de crédito no Brasil em financiamento de veículos.

o ABN já se movimenta para mudar a forma de comissionamento dos lojistas na concessão de crédito.