Plus500

2.9.08

Troca de posição

Como ainda mantive alguma coisa na carteira, e não sou favoravel ao preço-médio, realizei hoje uma mudança na sua composição sem alterar o valor financeiro investido. Foi uma forma de reposicionar os ativos em um simples troca-troca com desembolso zero. Paguei apenas a corretagem.

Agora vejam só: antes da queda eu tinha reduzido minha participação na RV para 9% do patrimônio livre. Três meses depois esta relação caiu para 6%. Significa que a carteira perdeu valor enquanto as outras aplicações rentabilizaram.

Uma pequena consideração ao fato, é que o dinheiro ganho no CP não foi realocado em ações e sim, engordou o freefloat, tendo uma parte sido aplicada nas debêntures, e outra ficou parada ou servindo de margem na BM&F.

Da PETR3 guardada nas cotas do FGTS veio a maior perda... e pensar em migrar para um rendimento que paga metade do que remunera a caderneta está totalmente fora de cogitação, principalmente porque depois não dá para voltar. Deveria haver portabilidade também nestes recursos, mas a Caixa Econômica e os demais gestores dos fundos não teriam estrutura para suportar as movimentações. Uma pena!

^v^

7 comentários:

Anônimo disse...

Tá difícil hein Seagull?
Tenho 20% do meu patrimõnio em RV. Não posso mexer. Tenho confiança que a bolsa voltará ao TH mesmo que demore alguns anos.

Não tenho pressa mas está duro deglutir essa queda.Pq vc não é favorável ao preço médio?

Anônimo disse...

Seagull, cade vc no BRSM, de um alo lá ! O grafista está manso agora !
um abraço

Seagull disse...

Oi Patricia,
eu não sou favorável ao preço-médio porque embora ele nos aproxime do mercado o risco vai aumentando na medida que adicionamos mais lotes.

Tudo certo que sua estratégia é de longo prazo, e aí entra sempre aquela questão de comprar mais a menores custos.

Mas veja bem: eu interpreto a bolsa como um mercado que opera em 2 tendências básicas. Se está subindo é para comprar, quando cai fica bom para vender.

Claro que não é fácil acertar as máximas e minimas, mas quando um topo fica evidente, o ideal seria realizar o lucro para recomprar mais abaixo. Desta forma ao invés de preço-médio perdedor, vc abate os ganhos e diminui o custo de aquisição.

Comprar na baixa e vender na alta... lembra quando falei que isto é diferente de comprar "durante" as quedas ou vender enquanto ainda está subindo? Tem que esperar parar de cair!

Então, supondo quem vendeu Vale por R$59, poderia agora recomprar ela aos poucos nos pontos de suporte, até voltar ao lote inicial. Neste caso haveria muita gordura e mesmo que caisse ainda mais o lucro seria preservado.

Quando retoma a alta então fica melhor ainda, basta ir piramidando, fazendo preço-médio para cima!

Bj

Seagull disse...

Meu amigo anonimo

para mim tem sido complicado até para dar atualização ao blog.

Além do Monitor eu tenho operado bastante no índice (quando dá) e desejo muito sucesso ao pessoal do BRSM.

Quem deve cuidar da sua casa é o Paulinho Romero para não deixar todos os bons colaboradores irem embora.

Infelizmente não tenho tempo nem para acompanhar o que está acontecendo em outros fóruns, muito menos participar com efetividade.

Mande um abraço meu aos amigos de la.

^v^

Anônimo disse...

Obrigada Seagull.

Andei perguntando a algumas pessoas e parece que esse não é o melhor caminho mesmo.
Eu estava achando que estava fazendo um negócio da "China".:-)

Bom...vou dar um tempo até as coisas melhorarem.

Bj

Seagull disse...

Hummm... não desanima não!

Lembra que o mercado é fogo...

quando menos se espera ele acaba mudando!

Não foi assim lá no topo... a euforia dominava e ninguem acreditou que poderia cair justamente com o Investment Grade.

Na verdade foi coincidencia... esta tudo atrelado à economia globalizada.

Quem ainda acha que a bolsa só subiu aqui a partir de 2003 por causa do Lula esuqeceu de olhar o gráfioc do S&P desde a mesma época.

Um forense lá no MI publicou e ficou claro o ciclo!

Olha isso:

http://www.monitorinvestimentos.com.br/forum/?q=node/43&page=11#comment-3472

Fica tranquila que um dia as suas ações vão estar valendio muito mais. Chato é passar por esta fase! Mas pelo menos vc nao precisa do dinheiro!

Bj

Anônimo disse...

Seagull, vc é muito legal com quem ainda está aprendendo.
Tenho lido outros blogs mas esse é meu blog do coração.
Obrigada.