Plus500

6.11.08

Depois do alento, a volta à realidade

Sem dúvida a eleição de Obama foi uma vitória do povo americano, subjugado pelos dois mandatos de Bush. Muitos soldados e dinheiro foram perdidos no Iraque, além de casas, poder aquisitivo e a auto-estima dos yankees, que nunca esteve tão em baixa!

A comemoração nas ruas parecia uma verdadeira conquista!

Um canditado negro (acho a referência afro-americana ainda mais preconceituosa), mas vindo da classe alta, de um partido oposicionista (se é que existe isso lá), com propostas de reformas estruturais contundentes. Mas, apesar do domínio democrata no Congresso, ele não pode fazer muita coisa sozinho. Depende dos deputados e senadores para implementar seus projetos.

E quanto ao mercado já se mostra protecionista. Nem banqueiros, muito menos a América Latina, terão regalias. Portanto, é de se esperar medidas duras para os momentos ainda difíceis que a economia mundial vai enfrentar.

Hoje o BoE - Bank of England (o BC da terra da rainha) cortou seus juros em 1,5% , para módicos 3% aa. Os EUA já estão ficando sem munição, e a recessão é uma realidade cada vez mais sensível nos países desenvolvidos.

Se não há possibilidades de um descolamento próximo do Brasil neste contexto globalizado, vamos sofrer com as rebarbas. E ainda temos o fantasma da inflação, que obriga nossa política monetária a manter a taxa nas alturas (também como forma de atrair capital externo).

Depois das boas novas, back to reality. O show não pode parar!

Vejam o artigo de Cristiano M. Costa sobre a eleição nos EUA

Obama Presidente: Uma Nova Era?

Nenhum comentário: