Plus500

4.11.08

Fusões e Aquisições

Mais do que os pequenos investidores em busca de pechinchas, as grandes empresas têm a chance de, neste cenário, incorporar concorrentes ou diversificar suas linhas de produção (e/ou exploração). Muita atenção à nova onda de fusões que está se desenvolvendo e nas ações negociadas na Bovespa que possuem tag along - muitas (não apenas ordinárias, mas preferenciais inclusive) oferecem pagamento adicional acima dos 80% obrigatórios por lei.

Ontem falamos sobre o troco do Bradesco ante à união do Itau com o Unibanco. Quem seriam os alvos potenciais? A disputa com o BB tende a ser acirrrada, embora as condições sejam desiguais. Uma gestão privada tem mais agilidade nas tomadas de decisão. Mas o que resta, em termos representativos, seria a Nossa Caixa ou o HSBC (este não tem ações na Bovespa).

Outro setor em foco é o de mineração. Cada vez mais forte são os rumores de que a MMX será vendida. Já estimaram até o preço da negociação: acima de R$13! E pode ser que a LLX entre no pacote.

Eu continuo aguardando uma realização depois de atingir estes patamares de 40/42k (se chegar até lá) com a consecução de um novo topo. E vamos ver onde será o próximo fundo... O dífícil é se desfazer de posições vencedores na tentativa de baixar custos, e ser surpreendido pelo mercado.

A estratégia era ir comprando aos poucos de forma escalonada. Mas essa subida de 10 mil pontos está firme e ocorrendo de forma mais rápida do que eu gostaria. Ainda acredito em uma volta da volatilidade e na congestão.

As coisas não mudam assim de uma vez. O risco sistêmico parece afastado, mas a redução no crescimento já é uma realidade. Ao final do ano, quando os principais países apresentarem o resultado do PIB no último trimestre , serão dois seguidos de queda na economia o que vai caracterizar tecnicamente uma recessão.

Mas e o Brasil... vai bem obrigado? Viveremos apenas de nosso mercado interno, sem os parceiros comerciais?

Esta é a questão! E quais serão as empresas de destaque neste novo cenário? Quem ficar na dúvida, é melhor esperar uma hora boa de entrada e se abraçar no PIBB, que ajusta sua carteira conforme o IBrX-50.

Continua no Fórum Monitor Financeiro

3 comentários:

BuracoInvest disse...

e a MMX continua subindo (12%), llx (24%), mesmo hoje com o IBOV realizando (ou retomando o movimento de baixa).

Creio que muito em breve teremos surpresas nesse papel.

Sds

BuracoInvest disse...

ops! nesses papéis.

Seagull disse...

A coisa tá séria Roger!

Negócio é estar capitalizado para a hora certa... e ir comprando aos poucos tentando baixar os custos.

Acredito que antes da recuperação das bolsa ainda passaremos um bom período dentro de um congestionamento.

Bom para operar nos extremos e ir remontando a carteirinha! ;-0

Abs ^v^