Plus500

19.11.08

Mais um dia volátil

De nervosismo... e quedas? Agora foi a Espanha a ter sua primeira retração no PIB... e as grandes montadoras dos EUA imploram por socorro urgente, sendo rechaçadas no Senado. Vão deixar irem à falência?

Como a indústria automobilística, com sede em Detroit, constitui-se em uma das bases da economia nos EUA (outra grande era a esfacelada construção imobiliária com os financiamentos ad eternum), cada dia que passa torna-se mais crítica a situação do país, altamente dependente do consumo, e à beira de um colapso. Seria a melhor alternativa juntar as três grandes - GM, Ford e Chrysler - em apenas uma empresa? A AGMM - American General Multi Motors. Ou, a esta altura, o senador do Alabama estaria certo de que mais vale acabar com tudo e reiniciar do zero?

Terá o presidente Obama condições para reverter este cenário? Como disse o Zarautz, entre os dois candidatos ele era o melhor - um fio de esperança para mudar, mas como ser humano, mesmo que seja extremamente feliz na escolha de sua equipe, será ele dotado de poderes de um super-homem para solucionar este estado caótico?

Aqui no Brasil vamos levando e tentando nos defender das marolas, pororocas ou tsunamis alheias. Quando tudo se encaminhava bem, vem esta crise para tumultuar a festa. Apesar disso, foi divulgado o 2º menor índice de desemprego (7,5%) de toda a nossa história! Houve aumento no número de carteiras de trabalho assinadas, mas devemos levar em conta a nossa grande parcela de assalairados e comerciantes informais, ainda desestimulados a pagar a enorme quantidade de impostos que compõem a nossa carga tributária.

Enfim... a bolsa.... esta pode até repicar, está próxima de seu fundo, existem suportes, o caixote está amarrado (por enquanto) mas sem a possibilidade de um descolamento iminente, teremos condiçoes de remar contar esta corrente negativa da maré internacional? A Bovespa é um fiel espelho do comportamento no S&P. Enquanto lá estiver ruim...

Este ano praticamente acabou... o Natal no mundo não será dos mais felizes, e fica a incógnita para 2009. Mais um ano de desaceleração no crescimento, com retração da atividade econômica, mais países entrando em recessão, e um sentimento de desânimo generalizado...

Salvar-se-ão alguns países da America Latina, com o Brasil à dianteira? Seremos a nova potência emergente com posição de vanguarda. Condições para isso nós temos. Enquanto a China, apesar de sua imensa população (que não consome), é dependente das exportações para escoar o que produz, temos um grande e promissor mercado interno capaz de alimentar boa parte de nossa economia. Mas isso vai ser suficiente? Torcer não custa nada!

Participe do Monitor Financeiro ^v^

Nenhum comentário: