Plus500

10.11.08

Negócios da China

Pacote de US 586 Bi dá alívio aos países vendedores de commodities. Com o mundo "desenvolvido" em recessão, a continuidade nas transações comerciais vai depender do consumo nos mercados emergentes, e suas economias manterem um ritmo - mesmo que reduzido - do crescimento, para darem vazão aos produtos.

Haja demanda...

As notícias boas que surgem como um nirvana levantam as bolsas... mas conseguirão dar sustentação a elas diante todo este cenário complicado? Parando de cair, no momento, já seria um grande lucro!

Ontem lendo o Trading in Blog, deixei um comentário na postagem do KB em que ele fala sobre a possibilidade dos mercados ficarem em congestão por algum tempo antes de se recuperarem, da estreita correlação entre o SPX e Ibovespa e cita inclusive a força de uma imaginária linha Maginot na faixa de 44k:

Acredito mesmo (e, com certeza, também torço para) que as bolsas entrem em um longo período de lateralização performando um trading range - aproximadamente entre 30 e 42k no caso do Ibov - antes de qualquer inversão mais definitiva do bear market.

A paridade no comportamento do SPX com o índice Bovespa ficou nítida (inclusive aos que atribuíram a prolongada fase de prosperidade à eleição do Lula - mera coincidência), e, apesar de não termos percebido um topo mais alto neste repique, fica a esperança - eita sentimentozinho traiçoeiro - de que o último fundo (29.435) pode suportar a pressão vendedora - pensamento reforçado pelo price rejection desta região no gráfico diário. A perda destes níveis seria um desalento aos que esperam, ao menos, que a queda se encerre junto com o baixo astral.

Portanto, não sendo videntes para profetizarmos os acontecimentos futuros, só nos resta mesmo acompanhar o mercado e, caso a congestão se efetive, teremos uma fase propicia para acumulação, pensar em recompor a carteira e diminuir os custos de aquisição operando os extremos deste largo caixote (?)...

Talvez, de minha parte, isto seja mais um desejo inconsciente do que propriamente uma leitura isenta.

Penso que estar preparado, e considerar estratégias para o cenário descrito, fazendo uma adequada gestão dos recursos e um efetivo controle das posições, pode trazer boas chances de êxito com favorável relação risco X retorno no longo prazo.

Enfim, é apenas o que eu acho... e isto não vale muita coisa.

^v^


Um comentário:

Anônimo disse...

Negócio da China, mais do que uma piada e o nome da nova novela... foi o que fez o Cauã ficando com a Grazi!

;-)