Plus500

24.11.08

O mercado tende a se recuperar antes da economia


O mercado costuma se recuperar antes da economia. Isto porque, da mesma forma que potencializa o caos, ele antecipa as melhoras. E desconta tudo! Sobe no boato - de escada - e cai no fato - desce de elevador (quando não pula pela janela, como foi nesta queda). São mais frases de efeito que o povo adora.

Mas a oportunidade de estudar, com o tempo ocioso (nem tanto) em termos operacionais, foi uma dádiva. Quando falei em "comprar" ações, o que torna o ganho fácil nos bull markets, hoje, esta decisão tem que ser mais bem fundamentada.

Não com base apenas em números, ou simplesmente pela leitura dos gráficos, o cenário ainda está em mudança... é preciso antever como esta nova ordem mundial será formada. Quais países e empresas terão espaço para crescer, quando as transações comerciais tornam-se mais seletivas. Que setores serão mais promissores?

Na parte educacional, muitos cursos para formação de investidores vinham sendo oferecidos (até de graça). Ora, se a finalidade é social - para inserir novos participantes no mercado - isto é compreensível. Mas quando se objetiva lucrar a qualquer preço em cima dos já penalizados investidores, com interesses ocultos de levá-los a operar por determinada corretora, considero isto bastante questionável. Se for para socializar vamos ensinar educação financeira aos mais carentes e necessitados!

Muitos parentes, amigos, ou amigos de amigos, vieram me perguntar durante este tempo (aliás, desde antes da inversão nos mercados) o que poderiam comprar com a bolsa batendo recordes seguidos. Minha "dica" era invariavelmente uma só: LIVROS! Orientava que guardassem seu capital para outra ocasião mais propícia. Acima de 70 mil pontos, naquela toada louca, só mesmo um maluco para entrar. A correção estava anunciada... só não se sabia quando viria e em que intensidade. Até nisto ela superou expectativas.

Quem ainda estava com o pensamento bull (de alta) sofreu. Os investidores acostumaram-se a comprar nas quedas, acreditando que sempre seriam "realizações saudáveis" para corrigir o mercado em sua tendência altista. Gráficos de drawdown foram compartilhados, e, tudo levava a crer tratar-se apenas de um fundo mais alto. E os topos e fundos mais baixos se sucederam...

Talvez, agora, estejamos perto de consolidar o "caixote". Dentro do desenho em "L" deste movimento, podemos estar entrando em um período de lateralização. Mas assim como não cai nem sobe em linha reta, esta congestão não vai ser uniforme e horizontal. As balizas, por enquanto estão em 30 e 42 mil... enquanto isto for verdade, operar nos extremos deste trading range pode trazer bons resultados. Mas as verdades mudam na bolsa a cada 15 minutos.

Um repique pode ser mais ou menos prolongado durante esta fase. Para uma retomada da alta, seria preciso a superação do ultimo TH (acima de 73k)! Passando de 45.000, o Ibovespa pode ganhar consistência - mas sempre haverá a possibilidade de tocar mais um "violino"!

Então vamos adiante, seguindo a maré. Quem "beliscou" na sexta-feira, já está ganhando mais do que o CDI de todo o semestre! Obama vai chegar... já está chegando... as medidas anteriores e os novos pacotes (bem como a definição de sua equipe de trabalho) devem dar a tônica daqui para frente. Mas sem otimismo exagerado ou descrença no que estamos vendo. A hora é de sermos REALISTAS! Os olhos não mentem! Ler o passado é fácil (basta chamar o retrovisor), o futuro é incerto... mas o momento é ESTE!

E eu continuo com os pés no chão! Tentando disseminar, além das estratégias de mercado, que se fomente a necessidade de levarmos educação financeira a todos. Desde as primeiras idades, mas também aos adultos, responsáveis pelas famílias e gestão de seus patrimônios. A matemática, neste caso, é bem mais simples, mas a tarefa não menos complexa. A conscientização de sua importância será um marco na virada para este novo mundo que estamos presenciando o surgimento!

Que cada um faça sua parte! ^v^


E participe do Fórum Monitor Investimentos

Nenhum comentário: