Plus500

13.11.08

Série LIMA... um limão!

Acho que já está na hora de começar a empacotar as boletas e migrar as estratégias com opções para a série L...

LIMA, no alfabeto aeronáutico!

Será o último vencimento de um ano que passa voado... até a metade ia bem... depois do São João...

Muitos novos investidores aprenderam o que é um BEAR market... os filhos da alta ficaram órfãos! Conheceram o circuit breaker (com vários repetecos para nunca mais esquecer), e experimentaram o florescer de uma crise. Desaquecimento, desaceleração, recessão, depressão... ninguém sabe qual será o fim desta história. Mas ela vai ficar nos livros, e se juntar aos registros de outras crises, 1929, 1987, 2000, apenas para falar das mais recentes.

Vejam a retrospectivas das crises (crashes) AQUI

Talvez a grande diferençadesta para as anteriores, tenha sido o fato que mesmo nos piores dias de sell-off, o pânico parecia "controlado". Será que isso existe? mas muitos investidores mal acostumados comépocas duradouras de fartura - permeada por alguns sustos, com certeza (WTC, China Day, etc) acreditavam ser apenas mais uma correção do BULL market.

Quem foi ágil, zerou a carteira em tempo e aprendeu a operar na ponta de venda ainda conseguiu salvar o lucro do carregamento desde 2002, e fabricar uns cascalhos com a especuleta no índice, venda de papéis alugados, e lançamento de opções, ou demais estratégias combinadas com os derivativos.

Enfim, que grande oportunidade de aprendizado!

Se o patrimônio estiver íntegro (ele pode ter até aumentado), ou mesmo perdendo alguns anéis salvaram-se os dedos, certamente a grande massa estará melhor preparada para os novos tempos. Quanto a fartura voltar - quem duvida que um dia ela volte? - as lições aprendidas, mesmo que tenham saído "caras" - terão grande valia na formação de um perfil mais técnico nos novos investidores e especuladores do sec XXI.

Talvez logo no início da próxima década... dirão os mais realistas (serão otimistas?)

Muitas incertezas, dúvidas, e, muitas delas, quando descobrirmos as respostas... mudam-se as perguntas.

Quais serão os novos paradigmas, axiomas e verdades do mercado? Que durem mais de 15 minutos...

Vamos então fazer da fruta... uma limonada!!!


Bons negócios.

^v^

Sempre tem algo mais no Fórum Monitor Financeiro

Nenhum comentário: