Plus500

4.12.08

Empréstimos e Crédito

Ontem o Plinio postou a notícia no Fórum Monitor:

Mais empréstimos para a Petrobras


A Petrobras negocia no mercado internacional a captação de valores acima de US$ 1 bilhão, afirmou hoje o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa. Ele não quis dar maiores detalhes sobre o assunto, alegando que a negociação ainda não foi concluída. "Temos trabalhado em busca de financiamento e estamos negociando algumas opções. Mas não está concluída e, quando estiver, nós anunciaremos", disse o executivo. Segundo ele, tratam-se de "algumas operações que, no conjunto, dão mais de US$ 1 bilhão". Se confirmada, será a primeira grande operação internacional da companhia desde o recrudescimento da crise financeira, que enxugou o crédito no mercado externo. Em outubro, a companhia teve de recorrer à Caixa Econômica Federal (CEF), tomando R$ 2 bilhões para ajudar no pagamento de impostos e taxas extras no período, em operação que vem sendo bastante criticada pela oposição. A Petrobras captou, este ano, cerca de US$ 7 bilhões.

--------------------------------------------------------------------------

Sei não... a mim parece que existe algo mais por trás destas operações financeiras "comuns" (?).

Muito estranho que, logo após a divulgação de um balanço com o melhor resultado da sua história, a Petro tenha que recorrer a estes empréstimos para equilibrar seu caixa! Certo fez a Vale capitalizando-se através da oferta de um novo lote de ações (aqui e no exterior) - enquanto os preços estavam nas alturas - e ficou quietinha. Quando muitos achavam que ela ia sair comprando empresas, ajustou-se, esperou seus alvos perderam valor substancialmente, e agora corta gorduras. Reduziu escala de produção em algumas frentes, desativou outras, e vem programando cortes de pessoal e férias coletivas. Dever de casa é isso.

Nossa estatal... a Petrobras... será que ficou imune à febre da alavancagem em derivativos???

Alguém (no planalto central) assumiria isto publicamente??? ^v^


Um comentário:

BuracoInvest disse...

Caracas, Sea.

Lendo esse post deu vontade de me desfazer das poucas ações da Petr que me restaram (apenas 8 lotes) referentes justamente aos lotes anuais que sempre deixo como poupança visando o LP (a idéia é não me desfazer).

O problema é que 2 deles eu comprei em junho quando voltei de férias (ou seja, lá no alto) (tinha me livrado de uma queda e achei que era uma boa hora, depois disso foi "precipício").

Desde que saiu a notícia do R$1Bi na Caixa, fiquei preocupado até por que na minha cabeça esse valor era troco para Petro (mas sei lá... vai que eu tô errado).

Abraços