Plus500

11.12.08

Estratégias de Investimento

Existem vários tipos de estratégias, dependendo do timeframe. Ou visamos a especulação de CP, ou um investimento de médio / longo prazo. Para toda e cada situação deve haver um plano previamente definido antes de abrir qualquer operação (seja na compra ou venda). Nele discriminamos o fato motivador, o capital a ser aplicado, um ponto de entrada, os objetivos de rentabilidade, prazo de retorno e o limitador de risco (stops) - quando houver.

Falando sobre administração de carteira, especificamente, não há uma única regra básica. Primeiro devemos considerar se vale a pena ou não estar posicionado. Observar o mercado de uma forma geral, seu comportamento, que, estando atrelado aos índices americanos, acaba sendo reflexo do SPX (e DJ por consequência). É bom procurar estar sempre ao lado e em conformidade com a tendência predominante. Adivinhar reversões pode ser muito lucrativo, mas é também bastante arriscado e pouco racional. Nunca tentar acertar as máximas ou mínimas, quando isto ocorre é por sorte - ou erro (comprou enquanto ainda estava caindo ou vendeu antes de acabar a subida!)

Na compra, a seleção dos ativos é feita com base nos fundamentos. Se considerarmos bom ficar sócio de uma empresa, consulta-se o gráfico (dos tempos maiores para os mais curtos) na busca por situar o seu momento no mercado. O ideal é sempre tentar comprar perto de um suporte ou no rompimento para cima de uma congestão. Na venda é exatamente ao contrário (lança na resistência e perda do suporte), mas os princípios são os mesmos.

Segue no Fórum Monitor Financeiro

Nenhum comentário: