Plus500

3.12.08

SOS Montadoras

E a acelerada de ontem no final dos negócios em Wall Street foi devido à grande expectativa pelo anúncio de um socorro urgente às montadoras.

As três grandes estão em situação difícil (a Ford está relativamente capitalizada, mas também vai ficar mal se GM e Chrysler falirem).


E os administradores já estão mostrando o desespero: aceitaram vender seus "jatinhos de luxo" e reduzir o salário anual para 1 dolar... depois de ganharem U$50M nos anos anteriores, agora querem passar por bonzinhos (e vítimas da situação econômica).

Ninguém assume a má gestão e os processos produtivos ultrapassados... no fundo preferem perder os rendimentos do que ver as suas stock options se transformarem em pó (se é que eles já não desovaram tudo!)

O Congresso vai ter que ceder... apesar da "chantagem" o maior prejudicado seria mesmo o povo americano com a perda de numerosos postos de empregos associados a indústria automotiva de Detroit. Apesar dos democratas estarem sensíveis aos apelos, a turma do Bush ainda se mantêm inflexível. Querem um plano...

O próximo repique mais consistente só deve acontecer quando o dinheiro sair: são U$ 34 BI... agora há pouco os índices deram uma levantada. Suficiente apenas para baterem de novo? A petro esboça uma reação apenas pelo fato da queda no óelo dar uma trégua. E a Dilma ainda afirma com pompas que os investimentos no PAC continuarão sendo feitos.

Pensei que, a esta altura, conter a desaceleração do crescimento esteja mais condizente com a realidade. Na verdade tudo significa a mesma coisa... questão de nomenclatura. Mas acreditar em um aumento do PIB acima de 2% em 2009 é mesmo um exercício de extremo otimismo com este cenário.

Que eles estejam certos... mas eu tenho mihas dúvidas! ^v^


2 comentários:

Anônimo disse...

As três maiores montadoras americanas apresentaram ao Congresso dos Estados Unidosum plano de reestruturação que prevê 34 bilhões de dólares de ajuda. A cifra supera os 25 bilhões de dólares em que o socorro foi inicialmente estimado, no mês passado. A GM é a que requisitou o maior empréstimo - 18 bilhões -, seguida pela Ford, que pediu 9 bilhões, e pela Chrysler, com 7 bilhões. De acordo com o The Wall Street Journal, a GM e a Chrysler afirmaram que podem ruir até o final do mês, se o dinheiro não for liberado.

A GM disse que necessita de uma injeção imediata de 4 bilhões de dólares para manter as operações até o final do ano. Além dos recursos solicitados ao Congresso, a Chrysler e a Ford também pediram empréstimos do Departamento de Energia para apoiar o desenvolvimento de carros mais eficientes no consumo de combustíveis. A Chysler solicitou ao departamento 6 bilhões de dólares, e a Ford, 5 bilhões. As três gigantes do setor automotivo se comprometeram a acelerar o lançamento de veículos de alta tecnologia e mais econômicos.

Marcio disse...

Obama diz que montadoras apresentaram plano "mais sério"

O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, disse na quarta-feira que o setor automobilístico apresentou ao Congresso um plano de reestruturação "mais sério", mas absteve-se de julgamento até as audiências parlamentares.

Em entrevista coletiva, Obama indicou o governador do Novo México, Bill Richardson, para o cargo de secretário de Comércio. Obama afirmou que esse seu ex-rival das primárias democratas é um diplomata perfeito para os interesses dos EUA numa época de turbulência econômica global.

Obama, que toma posse em 20 de janeiro, disse que o Congresso tem o direito de exigir um plano de reestruturação mais detalhado antes de aprovar um pacote de resgate financeiro para General Motors, Ford e Chrysler.

"Parece, com base nos relatos que vimos, que desta vez os executivos destas fábricas estão apresentando um conjunto de planos mais sério" disse Obama.

Segundo ele, qualquer pacote deve se basear em "avaliações realistas de como será o mercado automobilístico e em um plano realista para como tornarmos essas empresas viáveis em longo prazo".