Plus500

29.8.08

Bolsa lança novos índices de ações

A BM&FBovespa lançou os primeiros índices segmentados pelo tamanho das empresas que os compõem. O MidLarge Cap (MLCX) medirá o retorno das companhias com maior capitalização, enquanto o Small Cap (SMLL) reunirá as ações com menor valor de mercado. Com a novidade, a Bolsa vislumbra conquistar, além de fundos, investidores interessados em ampliar suas estratégias de investimento.

Trata-se do primeiro lançamento de produto após a união das Bolsas (BM&F e Bovespa), aprovada em abril deste ano. O último índice divulgado foi desenhado para o setor industrial (INDX), em 2006. O próximo, programado para sair ainda em 2008, será destinado ao ramo imobiliário. A expectativa depositada no índice Small Cap é grande.

Isso porque este indicador tende a se descolar do desempenho do Ibovespa, ao contrário do MidLarge, cuja composição é mais parecida com a do principal índice da Bolsa de Valores e, por isso, possui maior correlação. Além disso, o índice formado por empresas de menor capitalização tem um perfil mais diversificado, o que aumenta a chance de os investidor pulverizar riscos.

Regras

Os dois indicadores são apresentados ao mercado com 129 companhias no total, sendo que 71 estão dispostas no Small Cap. As carteiras são reavaliadas a cada quatro meses. Para eleger os papéis que vão compor os indicadores, faz-se, primeiro, uma avaliação pelo critério de capitalização. As companhias que representarem 85% do valor de mercado total da bolsa passam pelo primeiro filtro do MidLarge. As demais são candidatas ao índice Small Cap. Vale dizer que as empresas emissoras de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), bem como aquelas em recuperação judicial ou com falência decretada, não podem participar da escolha.

A liquidez também pesa na classificação: é necessário que a ação esteja entre as mais negociadas nos últimos 12 meses. Ademais, estes ativos precisam ter sido transacionados em 100% dos pregões nos doze meses anteriores ao início de vigência da carteira, que nasce com uma base de 1.000 pontos para a data de 30 de abril de 2008. Empresas com menos de um ano de listagem também podem participar, mas têm um critério de inclusão diferente. Neste caso, são elegíveis aquelas com 100% de presença nos pregões dos últimos seis meses do período de análise.

Por fim, a BM&FBovespa considera, no cálculo do valor de mercado de cada ação, apenas a quantidade de papéis em circulação, o chamado free float. Isso significa dizer que ficam de fora da ponderação as ações de propriedade dos controladores e administradores da companhia, além daquelas mantidas em tesouraria e as ações preferenciais de classe especial.

Distribuição setorial

O setor de Materiais Básicos tem o maior peso no índice MidLarge Cap, com 28,2%, seguido de Petróleo, Gás e Bioenergia (25,9%) e Financeiro/Outros (25,1%). Depois, com ampla diferença, vem Utilidade pública (6,8%), Consumo Não Cíclico (5,1%, com destaque para Ambev PN, com 1,812% de participação), Telecomunicações (4,0%), Construção e Transportes (2,1%), Bens Industriais (1,7%) e Consumo Cíclico (1,2% - Net PN lidera esta categoria com 0,457%).

No caso do índice Small Cap, Construção e Transportes respondem por 23,3%, seguidos por Consumo Não Cíclico (12,5% - Dasa ON vem com o maior peso, de 3,552%), Financeiro/Outros (12,4%), Materiais Básicos (12,2%), Bens Industriais (11,2%), Consumo Cíclico (10,6%, sendo Lojas Renner ON a maior fatia, 6,409%), Telecomunicações (6,7%), Utilidade Pública (6,4%), Tecnologia da Informação (4,4%), Petróleo, Gás e Bioenergia (0,1%).


Com informações da Agência Estado

28.8.08

Por que as cotações no IND e WIN diferem?

As diferenças existem como não poderia deixar de ser, porque são duas negociações distintas, dois ativos INDFUT e WINFUT, embora o índice que referencie os dois seja o mesmo. Para acompanhar, o gráfico do INDUT é melhor, e oferece mais recursos do que o homebroker.

Raramente um apresenta, no mesmo momento, as mesmas ofertas e exata cotação do outro, mas a tendência é sempre se acertarem e andarem juntos. Os comitentes podem não ser os mesmos. O INDFUT parece ditar a regra, mas ambos embutem a expectativa do Ibovespa + a taxa de juros para o período até o vencimento.

Lembro quando eu trabalhava na mesa, e ainda havia negociação tanto nos pregões do Rio (BBF) como em SP, e ficávamos fazendo "pontes" em operações "casadas" sempre aproveitando de distorções momentâneas. No final elas se ajustavam, mas ganhamos muito fazendo assim: comprava-se em uma ponta e vendia a outra, depois invertendo com baixíssimo risco (o pior seria ficar descasado). O saldo de contratos no final era ZERO, mas o financeiro não.

Hoje em dia ainda dá para fazer isso, aproveitando as brechas entre o IND e o WIN, mas como no índice cheio a menor ordem aceita é de 10 contratos e o mini vale 1/5 do padrão, fica mais dificil operar mantendo a proporção. Seria necessário ter um telefone direto com o operador lá do pregão passando as ofertas, e o HB para negociar 50 minicontratos para cada 10 na BM&F.

O melhor é desenvolver um bom e confiável trading system para trabalhar no direcional - seguindo a tendência, fazendo gestão do capital com os lotes operados em função da totalidade do patrimônio disponível na conta, e um manter bom controle de risco através da utilização de stops para proteção.


Abs ^v^

27.8.08

Petróleo do pré-sal

O Volcano trouxe ao Fórum Monitor Financeiro uma opinião publicada no caderno de economia do Globo muito interessante:

"Mesmo sem ter qualquer idéia do volume das reservas do Pré-Sal, de como exatamente bombeá-las para terra firme, e a que custo, os dolares provenientes deste petróleo já:

1) resolveram a crise educacional do país;

2) garantiram a aposentadoria de futuras gerações;

3) acabaram com a miséria;

4) construíram o primeiro submarino nuclear brasileiro.

Neste ritmo não haverá petróleo que dê conta."

Faltaram combinar com a galinha que ela vai mesmo colocar o ovo. Depois que resolvam (com seus donos e sócios) se deixam o pinto nascer, fritam o ovo, fazem bolo ou um omelete!


------------------------------------------------------

No "frigir dos ovos" é o gráfico que mostra a situação do ativo:


Abs ^v^

26.8.08

Stock Futures Simulation

Para quem quiser treinar daytrade, é um joguinho que exige decisões rápidas e agilidade para execução. Claro que, por ser um simulador, não envolve dinheiro e elimina completamente o fator emocional, mas é uma boa forma de avaliar a capacidade para seguir a tendência.

Pode-se operar 1 contrato por segundo durante 1 minuto.

Na minha primeira tentativa eu não tinha lido esta explicação e fui conservativo demais fazendo apenas 3 trades (2 compras e 1 venda). Resultado: +$500

Da segunda vez já estava mais arisco e consegui executar 16 ordens (11 compras e 3 vendas). Saldo financeiro = +$1.010

Mais uma tentativa, mais contratos negociados: 26 compras e 7 vendas, com resultado de +$2.460!!!

Depois, operei só na venda: 57 contratos vendidos: lucro de $7.530!

Eu já estava achando bom, quando me superei operando apenas na compra: consegui levar 58 contratos em 60 segundos! Para ver o resultado com mais clareza é só clicar sobre a imagem e depois entrar no link abaixo para tentar fazer melhor! ;-)


Quem conseguir bater o recorde pode falar!!! Mas salva a tela para provar... para conferir como foi a evolução da marca CLIQUE AQUI

Abs ^v^

O doping do crédito

Ontem o BC anunciou que espera que o grau de endividamento chegue a 40% do PIB até o final do ano. Se comparamos com outros países não é um número alto, pelo contrário. Entretanto, tem gente preocupada...

Em seu ótimo blog, José Paulo Kupfer publica um artigo de Fernando Blanco, presidente da subsidiária brasileira da seguradora de créditos comericais francesa Coface.

Blanco compara a situação do crédito ao doping de atletas:

Lamentavelmente, virou moda no mundo dos esportes o uso de drogas anabolizantes e estimulantes. Como alta performance e recordes trazem muito dinheiro para atletas (e para toda ‘cadeia alimentar’…ou será ‘vampiresca’?), estes passaram a se dopar no intuito de obter melhores marcas, no mais curto período de tempo. Desta forma, mesmo atletas medíocres passaram a colher resultados antes jamais sonhados.

Analogamente, fenômeno similar se deu com a economia americana: consumista por excelência, esta acabou por se viciar em crédito para poder continuar comprando freneticamente, mesmo sem recursos econômicos para tal. O crédito tornou-se, para muitos, uma espécie de anabolizante creditício, que viabiliza o consumo antecipado e/ou exagerado de agentes econômicos desprovidos de liquidez para tal.

Leia mais

Blanco acredita que, mais cedo ou mais tarde, o doping creditício fará estragos no Brasil. Para quem se interessar, ele também mantém um blog: http://blogdocredito.wordpress.com

25.8.08

Viver de Bolsa é difícil !

É muito mais fácil viver às custas de quem "vive de bolsa"

Cuidado com as "dicas" de qualquer "analista"! Escolham bem seus professores!!!

Hoje em dia tem sido complicado manter o nível de ganhos consistentemente. Seguir recomendações de compra dos bancos já não traz o mesmo resultado de antes. O mercado ficou mais seletivo e tornou-se mandatório desenvolver técnicas para operar a tendência - que já não é mais predominantemente de alta. Ela tanto pode voltar a subir, como continuar caindo mais!

O melhor analista é aquele que está dentro de cada um! O único que tem a responsabilidade pelo seu dinheiro - você mesmo!

Não dá mais para abrir o computador esperando encontrar aquela indicação milagrosa. Gerar operações a esmo só faz preservar o ganho dos corretores. A melhor "dica" continua sendo estudar e tentar aumentar o preparo para enfrentar épocas de volatilidade.

Ninguém precisa de cursos caríssimos para ganhar dinheiro na bolsa! A informação está disponível para quem se interessar. Uma boa orientação pode ajudar, mas quem acha que ensina está enganado, é cada um que aprende pelo seu próprio esforço e dedicação.

O mercado não vai acabar amanhã... e sempre haverá novas e boas oportunidades!

Mais importante é quebrar paradigmas e libertar-se de conceitos vencidos!

Desenvolvam a técnica para operar nas duas pontas, sigam a tendência e colham os resultados, seja para onde a bolsa andar, e por quanto tempo durarem seus ciclos!

Abs ^v^



Reflexões Olímpicas

Terminada a competição em Pequim (Beijing, Beijing... xau, xau) algumas observações minhas:

A China ganhou no maior número de ouros, e os Estados Unidos na soma das medalhas. Quem venceu?

Michael Phelps se tornou o maior nome da história dos jogos com 14 medalhas de ouro (8 nesta) e diversos recordes olímpicos e mundiais.

Mas foi Usain ("Lightning") Bolt, um "raio" da Jamaica, o maior fenômeno. Ele só correu 3 provas e bateu o recorde mundial - com folgas - em todas elas. Imagina se houvesse 100 metros rasos de costas, revezamento "medley" em corridas, etc. A especialização no atletismo é muito maior (e o desgaste?), por isso ele não disputa os 110 com barreiras, 400 metros... se os controles de doping existem, o cara é de outro planeta!

O Brasil ganhou 15 medalhas no total e apenas 3 de ouro, com as mulheres ganhando provas individuais no atletismo e coletivas no volei (a lástima fica com o futebol feminino). O nosso judô e iatismo foram decepcionantes.

Cada medalha custou R$ 53 milhões??? Se o Cesar Cielo mora nos EUA, o governo entrou com quanto?

Penso também que o número de medalhas deveria ser pela quantidade de atletas por equipe. Assim cada medalha individual valeria uma, a dupla de volei praia receberia duas, o revezamento 4x100 levaria quatro, basquete ganharia cinco, o volei seis, o futebol onze e por aí vai...

Devem ter algum motivo razoável para considerar as vitórias apenas por cada modalidade.

Agora a bola foi para Londres 2012! Alguém acredita nas chances do Rio em 2016???

Por fim, vamos ver como ficará a economia chinesa depois do fim da festa... o mercado depende muito disso!

Abs ^v^

22.8.08

Petróleo x Wall Street

Difícil entender esta correlação?

Nem tanto: geralmente, sobe o preço do barril de óleo, as bolsas americanas perdem, pela dependência que o país tem do produto.



E o Ibovespa fica ao sabor das commodities, que influenciam Vale e Petro com seus elevados pesos na composição do índice.

Talvez por isso as bolsas tenham andado descompassadas.

Descolamento seria a Bovespa ter vida própria. Trabalhar na ponta contrária não é apenas teimosia. É a força de suas bluechips.

^v^

21.8.08

Futuros Contínuos


INDFUT (ajustado desde os vencimentos anteriores). O chamado gráfico perpétuo...

Esta região de 57k até 57.500 exige muito cuidado pela possibilidade de atrair de volta os vendedores. Afinal, o que estamos presenciando ainda é um repique. Para uma retomada da alta ainda falta muito.

Abrindo a janela de tempo, vamos perceber que a LTB está sendo testada agora, e as fibos mais fortes ainda são as de expansão da queda.

Para a formação de um pivot de alta o índice precisaria corrigir, mas, neste caso, abre-se a chance para ele fazer um outro fundo mais baixo que o anterior, o que poderia supor o prolongamento das baixas até a faixa de 261%.

Nada de euforia... lembrando sempre que o índice da Bolsa de São Paulo poderia ser IBOPEVA, pelo terço do peso que as ações PN e ON das duas blue chips fazem na sua composição!

Venha participar do Fórum Monitor Financeiro!

^v^

Seagull Trading System 2.0


Índice Futuro Intradiário - INV8

Vamos ficar de olho na possibilidade de venda com a perda de 56.500! A LTA já foi furada e pode haver a tal inversão na busca pelo outro ombro do OCO invertido. Mini-triângulo em 76.4%. Só entrar no rompimento e com stop curtíssimo em 56.700! A linha divisora de tendência está em 56.100... pode ser um outro bom indicador caso seja testada como suporte! Passando de 56.900 para fazer novas máximas o STS deve disparar mais compras.

Enquanto Petro e Vale estiverem com essa força fica arriscado demais tentar se antecipar e contrariar o movimento!

^v^

20.8.08

Petro e Vale buscando recuperação


Reparem que a média exponencial que eu adotei como a "divisora de tendência" está sendo testada em ambas.

As duas outras médias mais rápidas já estão "armando" o cruzamento, que coincidiria com o rompimento da MDT e praticamente a saída do caixote de CP.

O interessante é observar que podemos combinar diversos fatores para termos uma leitura mais transparente e fiel do cenário.

Outra coisa é ficar atento também nas divergências de indicadores que começam a pipocar...


^v^

19.8.08

INDFUT e as resistências intradiárias

A média móvel verde continua sendo a guia do canal e a tendência vai se mantendo, fazendo topos e fundos mais baixos a cada novo repique. A máxima de hoje serviu como teste (pullback?) na perda da projeção dos 100% de queda desde o topo na casa dos 75k - aquele mesmo, do balão de desenhado com o anúncio do Investment Grade!

PROCURA-SE


Suportes, Fundos, Compradores, Volume... e o "CUNHA", rs!

Quem souber do paradeiro favor entrar em contato com a ADM do Monitor Investimentos, ou diretamente com a Bolsa de Valores de São Paulo.

Paga-se bem. Alto valor de recompensa em ações da Vale, Petro, Gerdau, Bradesco...

18.8.08

IBOVESPA - Diário Logarítmico

Suporte Explícito em 53K! Seria um bom ponto para repicar... até uns 66k... melhor seria correr o risco de desenhar um outro ombro nestes níveis do que continuar seguindo este movimento direto até 45.000.

^v^

Petro: o preço do preto sem o pré-sal


Até trava a língua para falar... com 100% da projeção de queda cumprida (e já violinada) no gráfico de 60 minutos, quem pensar que os mega-investidores estão livres de prejuízos ainda não aprendeu suficientemente como funciona o mercado de renda variável. Pior para os mini-especuladores!

Ah... mas no longo prazo eles ainda vão lucrar muito com isso! Sem dúvida, se ainda estiverem vivos até lá! Do contrário fica para os herdeiros...

Hoje venceu mais uma série de opções. Salvaram a H32. E depois disso, caso o ativo ainda volte para cima de 32,85 eu não duvido de nada! Suportes, fundos... são sempre bons pontos para arriscar uma entrada. Quando perdidos, o acionamento de nova rodada de stops faz aumentar a intensidade do movimento e o buraco vai ficando cada vez mais embaixo. Mas do pré-sal ele não passa! Pelo menos enquanto não definirem quem é o dono das reservas...

Assim concluiu em 2003 Alfredo Ruy Barbosa:

"Ao longo da história da Humanidade, a exploração do subsolo revelou um mundo fascinante para os empreendedores e exerceu um verdadeiro fascínio entre os aventureiros, atraindo sempre a atenção e a cobiça de muitos.

Numa sociedade múltipla e globalizada, como a nossa, diversos são os interesses que se entrechocam em permanente conflito. Por isso, é fundamental, neste momento, a participação cada vez mais ativa dos juristas e advogados brasileiros no processo de evolução do nosso Direito do Petróleo, a fim de que o País possa adequar as regras institucionais do Estado às exigências da nova economia globalizada, sem perder de vista a proteção do interesse nacional. Entretanto, é forçoso reconhecer que a economia mundial exige, para segurança jurídica dos seus investimentos, regras claras e estáveis, assim como decisões oficiais transparentes, expedidas com isenção e em tempo real econômico.

Mas, para superar esse desafio com sucesso, cremos que cabe a todos os brasileiros, especialmente àqueles que atuam nas indústrias da mineração e do petróleo, o dever cívico de agir como verdadeiros defensores dos recursos naturais do nosso País."

...

A natureza jurídica da concessão para exploração de petróleo e gás natural - Texto completo

15.8.08

Soros compra Petro e vende Vale?

Segundo notícias veiculadas na mídia, ele aumentou para 22% a participação da Petrobras no portfólio do seu fundo de investimentos, desfazendo-se de todas suas posições em Vale.

Tudo certo que os preços das commodities minerais estão caindo, e criou-se uma expectativa de que o mercado possa recorrer a um metal de mais baixa qualidade para suprir sua demanda. Com isso a Vale, que produz aço de primeira linha, pode ter suas vendas reduzidas. Entende-se também a busca da mineradora por diversificar sua produção, tendo cogitado, inclusive, comprar a Felix, uma empresa australiana do ramo de carvão.

Mas porque ele resolveu apostar na nossa petrolífera justamente quando o governo impõe a criação de uma nova estatal para explorar os campos profundos na área do pré-sal?

Talvez eles saibam de alguma coisa que ainda desconhecemos...

^v^

14.8.08

Opções de Índice Bovespa

Ontem o Wil123 chamou atenção no Fórum Monitor Financeiro para o volume gerado pelas opções de venda (PUTS) do índice no dia de seu vencimento - que ocorre apenas a cada dois meses pares.

Segundo o boletim da própria Bolsa de Valores de São Paulo, o vencimento de opções sobre o Índice Bovespa (Ibovespa) movimentou em 13/08 a quantia de R$ 3.251.091.200,00 exclusivamente em opções de venda, em um total de 51.960 contratos. O resultado elevou o volume total da Bolsa a R$ 13.026.218.040,43.

Para entender mais sobre este derivativo, os colaboradores Volcano e Skimo, acrescentaram tutorial e links para maior esclarecimento.

Ocorre que estas operações são geralmente feitas de forma casada entre as mesas, atendendo a desejos de seus comitentes (se não forem as próprias instituições mesmo).

A liquidez para negociação em mercado não existe...


Observe no link que o Skimo postou sobre as posições em aberto, para o vencimento de outubro a opção de compra mais movimentada (IBOV J60) tem apenas 2.700 posições resultantes de operações entre 11 titulares e 7 lançadores, e nos PUTS o IBOV V52 tem 2.910 distribuídas por 16 titulares e 10 lançadores - quase tudo travada.

Fonte: CBLC

Por incrível que pareça a maior quantidade de negócios está na opção de venda para o dia 17/12 com exercício em 62.000 pontos (IBOV X62) que até a atualização de ontem tinha 10.200 posições abertas.

Realmente não dá para montar estratégias de mercado em cima disso... coloquem na pedra estes códigos das opções de índice e verifiquem se há alguma oferta disponível para elas...


^v^


13.8.08

E rolamos para o INV8

Agora o futuro perpétuo ("cadeira elétrica!", rs) - ou gráfico contínuo do INDFUT- toma por base os contratos para o vencimento no dia 15 de outubro (INV8).

E o amigo "Marreta", fiel colaboradorar do Monitor Investimentos, já enxergou este OCOi no intradiário. Quem acompanhou os debates no fórum em tempo real não perdeu a hora de realizar os ganhos do daytrade bem próximo das máximas!

O dia de hoje foi uma loucura... enquanto Wall Street caía, a Bovespa estava nas alturas... depois que lá fora reagiu, aqui começou a devolver... esse fechamento tinha tudo para ser mesmo interessante.

As bolsas não podem ficar assim tão descompassadas... uma hora elas se acertam. E do jeito que as coisas estão indo... qual será a que vai definir a proa? ;-)

Abs ^v^

12.8.08

PETR4 - Petrobras PN

Apesar do lucro apresentado no trimestre, o ativo não conseguiu se manter na trilha de recuperação. E fechou com pouco mais de 0,5%.

O mercado pesou com o rebaixamento da Argentina pela Standard and Poor's, e o fraco desempenho das bolsas em Wall Street...

Esse fundo do poço não chega, assim como as reservas de petróleo continuam abaixo da camada pré-sal. O que pode nos sal-var?

^v^

11.8.08

Back to the Future


Voltando do paraíso e reencontrando um cenário do inferno...
(para quem não soube vender!)

Gráfico do futuro contínuo - INDFUT - a partir de maio, quando surgiu aquele balão no céu de São João... o purgatório foi em 64.800 (100% da expansão de queda) e, agora, quando retorno das férias, coincidentemente, o índice bateu 54.500 - em exatos 200% da baixa!

Já estava na hora disso acabar. Se dependesse da minha torcida...

^v^

5.8.08

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii ^v^


Com a crise e estatização das Aerolíneas Argentinas, mudamos a proa da viagem e, ao invés de esquiar, vamos surfar, mergulhar e velejar... de jangada! Sobrando um tempo eu escrevo do bangalô.

Semana que vem estou de volta! Abs ^v^

1.8.08

O índice segue seu roteiro


Respeitando a LTB que vem desde o topo. De fato o INDFUT chegou a perder a base do canal no início de julho, mas continua seguindo sua rota no gráfico intradia. Depois do OCO, um fundo duplo e um topo triplo nesta periodicidade. E o mercado continua descendo a ladeira...

Olhando no diário do Ibovespa em escala LOG, a LTA primária foi perdida e retestada (inversão de polaridade) o que caracteriza um pullback. Agora o índice volta ao suporte dos 58k, e prossegue fazendo topos mais baixos. A tendência secundária da queda está por um fio de ser "promovida"


^v^