Plus500

19.3.09

O mercado reage: mas nada é definitivo!


O mercado vem naquela linha de que insinua poder se recuperar antes da economia. Mas parece mesmo coisa de psicologia das massas, insuflada por um movimento atípico, com baixos volumes e sem muita explicação.


Eu sempre procuro ler o que escrevem outras pessoas, mais lúcidas do que eu, e isentas em suas avaliações. E vejo que ainda estamos beeeeeeeeem longe do paraíso. Devemos passar ainda um bom tempo por este purgatório.

Continuo firme na questão do IBOPEVA. O índice ainda é totalmente Petro e Vale. Quando sobe é por causa delas, e por tabela, o comportamento de algumas siderurgicas de peso (i.e CSN, USIM...). Ao contrário são as elétricas e teles - ou bancos - que se sustentam, valorizando na contra-tendência . Sem falar da segunda linha para baixo, que tem dado ganhos percentuais bastante expressivos.

Enfim, cada um com a sua estratégia. Eu abri a minha cabeça, saí da BI-tolação de operar apenas as bluechips - focando nelas mais o giro de curtíssimo prazo, pela liquidez que proporcionam os seus derivativos - e não tenho do que reclamar. Por outro lado, com pouco desembolso, tem dado para tirar 20, 30% em questão de dias, operando papéis menos badalados. Quanto dinheiro temos disponível para investir/especular?

Open your minds!

Quem prefere ficar alienado nos gráficos, e consegue ganhar consistentemente apenas com base em suas indicações, maravilha!

O mundo é bem maior do que isso... e a vida não se restringe ao mercado. Vamos tocando... tirando diariamente o dinheiro do pão, da cerveja, do churrasco, quem sabe até compramos uma prancha nova, trocamos de carro. Porém, é investindo que poderemos fazer fortuna, se acertarmos as entradas na hora certa. Mas até o B&H tem prazo de validade. Importante que possamos definir o nosso timeframe! Se a bolsa trabalha em dois sentidos, por que ficar apenas operando em uma ponta? O planeta gira, e as cotações oscilam com a volatilidade.

Lembrando que a diferença entre direção e sentido é que uma direção pode ter dois sentidos opostos. No caso do mercado, se a direção for a horizontal, não nos interessa (estamos dentro do caixote). O sentido é sempre para direita seguindo o eixo do tempo. Em movimento lateral, no máximo, podemos tentar operar nas extremidades. Quando romper definindo um lado, a direção vertical pode ser de baixo para cima ou vice-versa. É aí que a coisa pega!

Abs ^v^


Mais no Fórum Monitor Financeiro

Nenhum comentário: