Plus500

26.3.09

Técnicas, Métodos, Estratégias e Filosofia


No Fórum do Monitor Financeiro muitas postagens de alto nível mereciam até ser promovidas a artigos! Depois de um excelente comentário do meu amigo Wilson Minoru - o atual editor e responsável blog Lucrando na Bolsa, ganhei mais uma oportunidade de falar de um assunto que gosto muito.

Técnicas, métodos, estratégias, a forma de gerir o capital, controle de risco, tudo pode variar em função do perfil e condições financeiras de cada um. Mas a filosofia operacional está acima de tudo isso!


Eu comentei em um post (deve fazer anos) que para mim tanto fazia o mercado subir ou cair, que eu trabalhava nas duas pontas. Ruim é ficar tudo parado. A volatildade oferece muitas chances de ganhos, mas lucrar com a bolsa para cima é muito melhor. Muda o astral, o inconsciente coletivo fica positivo, é bom para a bolsa, as corretoras, os traders e para qualquer fórum. Todos se animam a participar e escrever.

Lembro quando teve gente vendida torcendo por uma guerra, catástrofes para derrubar o mercado e ganhar com a queda. Quanta ingenuidade, não se darem conta que a perda para economia e sua própria vida (e o bolso) seria muito maior do que os trocados com uma trava de baixa. Que pensamento curto... isso é pobreza de espírito.

Mas a bolsa vai se recuperar! Não sei se amanhã, semana que vem, em 2010, seja lá quando for. Eu estarei mais forte, capitalizado e apto a ganhar (com muito mais facilidade) neste mercado bull.

Quem sobreviveu até aqui, e estiver com liquidez para investir como gente grande na hora certa, não vai nem sentir medo de colocar seu dinheiro no risco. O patrimonio vai crescer naturalmente, e o trabalho será apenas contabilizar ganhos, já que um prolongado ciclo de alta (como tivemos desde 2002) pode deixar qualquer um rico - se o resultado ainda for potencializado pelo giro. Basta ter paciência para esperar a próxima e aproveitar a chance - Seagull Decade! Mas tem que saber que lucro só existe no bolso, só se ganha de fato quando realizamos a venda.

Enquanto isso vamos "brincando" no CP, e tirando uma graninha para pagar as cervejas, o churrasco...

Grande abraço

^v^

O que são Técnicas, Métodos, Estratégias e Filosofia



Como falamos bastante nestas palavras, devemos buscar um esclarecimento, uma vez que seus significados se confundem conceitualmente. Mas existem muitas diferenças entre elas, que podem torná-las até complementares. Vamos entender a definição de cada uma. Segundo o dicionário Aurélio:


TÉCNICA - A parte material ou o conjunto de processos de uma arte (técnica operacional). Poderia também ser considerada “a maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo”. Ou até, simplesmente, “a prática”.


MÉTODO – Caminho pelo qual se chega a um determinado resultado, ainda que este caminho não tenha sido fixado de antemão de modo deliberado e refletido. Também pode ser definido como “o programa que regula previamente uma série de operações que se deve realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado”.


ESTRATÉGIA – Aplicação dos meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos, explorando as condições mais favoráveis. Sua origem vem de tempos remotos de guerra, onde representava “a arte militar de planejar, executar movimentos e operações de tropa visando alcançar ou manter posições relativas e potencialmente favoráveis”.


FILOSOFIA - “Amor à Sabedoria”... Vamos tentar detalhar mais: Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la em sua totalidade, quer pela busca dos fatos supremos, pela definição do instrumento capaz de ensinar, ou através do pensamento (em resposta às perguntas – dentre outras: qual a razão?, como explicar?, de que forma provar?)

Seria então um conjunto de estudos ou considerações que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e restringem o alcance. Muito filosófico mesmo...

Quem quiser ler ( eu recomendo) o post do Wil123, clique AQUI


Nenhum comentário: