Plus500

6.4.09

O Operador de Pregão


O Rafael, nosso colaborador "Mineiro", postou recentemente no fórum do Monitor uma reportagem da revista Você S.A sobre as características e funções desta profissão:


Como é o trabalho dessa figura que passa o dia inteiro em pé, com um telefone sem fio na mão e um crachá enorme pendurado no pescoço, esgoelando-se? Ele é uma das peças do intricado mundo das finanças. Quando você aplica num fundo de investimento, por exemplo, o administrador da carteira compra e vende diferentes ativos, moedas, índices e commodities com o objetivo de aumentar a rentabilidade da aplicação. Para fazer isso, ele precisa dos serviços de uma corretora de valores. O administrador passa uma ordem de compra ou venda de determinado ativo para um operador de mesa da corretora, e este repassa a ordem ao operador responsável pela execução. É no pregão que todas as demandas e ofertas se encontram e onde os negócios são realizados.


Ehehe... eu já passei por isso! Mas creio que é uma carreira em extinção. A tendência é que as negociações eletrônicas prevaleçam no mercado. Embora a figura do "operador", as disputas no grito, a roda de apregoação, ainda sejam coisas até certo ponto românticas (para mim saudosistas) não vejo vida longa para a profissão.

A diferença no meu histórico é que isto foi apenas "uma fase" da minha vida. A formação matemática que eu tive me deu a oportunidade de entrar no mercado pela mesa de open. A visão financeira é muito mais abrangente, assim como a definição e montagem das estratégias. A bolsa foi um grande aprendizado, da mesma forma que participar do lançamento dos mercados futuros no Brasil acabou sendo um valiosa experiência.

Acredito que, com a autonomia dada aos investidores, a função do "executor" ficará cada vez mais restrita.

Infelizmente os robôs ainda vão dominar a bolsa... mas foram bons e inesquecíveis tempos! ;-)

Acompanhe os Fóruns do MI

E opine na Enquete sobre o melhor formato do fórum

Nenhum comentário: