Plus500

24.4.09

Sem grandes novidades


Já é um bom sinal. Tóquio tem perdas, mas nada além de realização de lucros... parece um contrasenso.

Bolsas da Europa sobem agora na casa de 1,5% (FTSE, CAC, DAX), e os futuros americanos não dão muita pista de como vai ser o dia: SPX -0,05 e Nasdaq +0,12. Ou seja, quando a Matriz abrir seguimos todos atrás.

Lucro da Microsoft caiu pela primeira vez em 34 anos, Samsung tem queda de 72% nos seus resultados trimestrais, mas, de forma geral, os dados corporativos neste primeiro trimestre vêm sendo satisfatórios. Até demais... principalmente de alguns bancos americanos. No papel vale tudo. Depois que receberam o dinheiro do governo, abandonaram seus ativos podres em uma contabilidade à parte, e partem novamente para o sucesso... contábil?

O fato é que o índice de desemprego no mundo nunca foi maior, a recessão atinge números inimagináveis na Europa, e o Brasil é o porto seguro para crise... sem crise nem marolinhas. Já recuperamos 50 % desde o fundo cravado no maior drawdown até então. Descemos de 74 aos 30k, e agora estamos brigando na casa de 45/46 mil pontos.

E já se fala em retomada do ciclo bull... há menos de 6 meses vivíamos a pior fase da economia mundial desde 1929. Em dezembro ninguém queria comprar ações, 30.000 era muito, a bolsa rumava para baixo dos 20k. Agora aos 45 é bom! Muitos comemoram, eufóricos e entusiasmados... como é fácil ganhar na alta. Basta escolher uma meia dúzia de ativos, colocar na carteira e esperar subir... easy job.

Mas tudo movido pelo sentimento e expectativas... quando se olha para o gráfico de CP, só vemos movimentos para cima, com algumas correções. Se abrirmos a janela e olharmos com isenção, talvez o que estejamos vendo é a queda sendo corrigida. Ou não. É "V"... "U"... ou "L"?

Depende do seu timeframe e de quanto dinheiro restou na conta. Quem ainda guarda Vale desde que ela bateu 60, ainda tem mais 100% para recuperar, Petro idem, Usiminas ibidem, Gerdau mais ainda, Bradesco menos, Telemar (tirando seus dividendos) já está quase...

Mas já se fala em novos ciclos, novos tempos... como 6 meses passam rápido... seus problemas se acabaram!?!

Quem gosta de gráficos, mesmo que não entenda de economia, vai constatar que a retomada da alta nos mercados (particularmente na Bovespa), só começa acima de 75 mil pontos. Até lá é recuperação de perdas. Mas não custa sonhar... se um semestre passa rápido, e a crise começou em junho de 2008, já estamos chegando a maio. Sell in may and go away??? Halloween é época de bruxas. Para quem acredita em mágica, e torce - ou distorce sua percepção - para ver aquilo que gostaria de enxergar... voltamos ao paraíso! Como ainda tem gente que prefere olhar no espelho (retrovisor?) mágico e ver uma princesa na imagem daquela velha nariguda e mentirosa com seu caldeirão de falácias...

Melhor continuar levando no curto, de olho no longo... vida longa, e a conta prosperando! Abs ^v^


Monitor Investimentos - Educação Financeira é a Solução

Nenhum comentário: