Plus500

11.5.09

Realização de Lucros

Isto é sempre muito saudável mesmo...

Mercados mundiais continuam andando na mesma direção, e a começar pela Asia, depois Europa e Américas (incluindo Brasil), todas as bolsas caem, sob o argumento da realização de lucros. Mas por que quando sobe é alta, e na hora que cai é por realização de lucros? Correção saudável?

Tudo depende mesmo do timeframe. Se este movimento - em uma visão mais alongada - é correção do ciclo bull... ou no médio prazo é um repique da queda iniciada em junho do ano passado, ou olhando para o CP, é apenas uma "realização saudável" de lucros das últimas altas... todas estas possibilidades estariam corretas.

O que vale é a forma como percebemos o mercado e montamos nossas estratégicas. Dá para ganhar (ou perder) em qualquer um dos casos conforme a periodicidade adotada.

E como foi de fato o tal teste de estresse dos bancos? Como toda pirotecnia, antecipação das notícias e finalmente, a divulgação final do resultado, as instituições (quantas, 10?) ainda precisam de U$75 bi... só? Para a quantidade de dinheiro que já foi injetado desde os tempos de Mr. Paulson, e seu TARP, isto parece um trocado. O governo tem isso em caixa... e por que pede que a iniciativa privada entre com a grana?

Será que, como investidores, isto não seria atrativo? Estatizar o sistema financeiro não é mais uma opção. Talvez seja a única alternativa que resta. Os balanços, estes tão misteriosos resultados contábeis, não espelham a realidade... todos sabem disso!

Enfim, as parcerias público-privadas precisam ter transparência de princípios e propósitos. A credibilidade anda em baixa nesta crise de crédito. Parece redundante... e é !

Aqui no Brasil a coisa é ainda um pouco pior. Tiraram a Petrobras do superavit... OK. Fiquei questionando se isto era bom. Hoje sai o resultado do trimestre... e antes mesmo da divulgação, já existe uma mobilização do Ministério Público para convocar a empresa... manobras, artifícios para pagar menos impostos, recolher menos tributos aos cofres públicos - não apenas na esfera federal, mas também aos estados e municípios... ano de eleição é um perigo. E quando uma empresa mistura sua missão de gerar lucros, se torna o bastião da política de investimentos do governo, tentando sustentar uma imunidade (?) contra a perda de empregos, no intuito de minimizar os números negativos de uma crise que está afetando o crescimento de todo o planeta, com objetivos eleitoreiros, realmente, fica difícil confiar.

Ah... mas o mercado vem subindo...e já recuperou 50% da queda.... e pode ir mais... louve a Deus!

Eu continuo realista! Vamos ver que números (confiáveis ?) vão divulgar logo mais...

Abs ^v^

Monitor Investimentos

Nenhum comentário: