Plus500

29.5.09

Volatilidade no Humor dos Investidores

Terminou maio, e nada de bruxas! Pelo contrário, a Bovespa fechou o mês no mais alto patamar do ano - graças a um sinistro leilão - call - de encerramento que, movimentado em grande parte por operações casadas, inflou o volume financeiro da sessão a inacreditáveis 8 bilhões de reais.

E o índice fechou acima dos 53k (???), rompeu ou não rompeu?

A linha da pipa esticou!

Se é o fim de linha para o rally - ou ainda guardam um carretel extra na manga - só vamos saber a partir da semana que vem. A euforia continua em alta e superando suas máximas!

Chegamos quase à metade do ano neste clima de otimismo exagerado, e há menos de 6 meses atrás, o fim do mundo era o cenário mais factível. Isto que é a volatilidade no humor dos investidores.

Eu brinco com a subida desta "pipa", da mesma forma que ilustrei a queda de um Balão de São João. Estarmos entrando no mês das festas juninas pode ser uma mera coincidência.

Mas assim como havia um target para queda nos 30k (com pitstop em 42k), e um caixote que se desenhou neste intervalo, o alvo do pivot desta recuperação estava em 53k. Se chegaria até lá ou não, era muito cedo para falar. Mas ficou registrado... e agora ele foi atingido

As notícias do dia não poderiam ser melhores:

29/05 - Confiança da indústria brasileira salta 6% em maio

29/05 - Bolsa de Tóquio alcança o maior nível em 7 meses

29/05 - Bolsas da Europa fecham em alta e têm ganhos no mês

29/05 - Bovespa sobe 39,3% em 3 meses seguidos de ganhos

29/05 - Bolsa de Nova York acumula três meses de ganhos

29/05 - Dólar fecha maio a R$ 1,97, queda de 9,96% no mês

O que poderia fazer o mercado reverter esta tendência favorável e o sentimento de que agora "vai subir para sempre"?

No Brasil, o capital estangeiro que ingressa na bolsa só faz ela valorizar, os não-residentes a cada dia aumentam mais suas posições compradas no mercado futuro de índice, estamos com um fluxo cambial extraordinário, e, com os recursos entrando, a nossa moeda não para de apreciar... hum, talvez seja aí que mora o perigo. Esse dinheiro que vem é apenas especulativo! Ele não produz, não gera empregos, e isto pode trazer um outro tipo de notícia:

29/05 - Meirelles: não se justifica taxar estrangeiro em renda fixa

29/05 - Mantega nega intenção de taxar investimento estrangeiro

Onde há fumaça pode existir fogo. Quando muito negam é sinal de que a possibilidade é real. E se a Fazenda e o BC estão uníssonos no discurso, tudo parece muito bem ensaiado. Se cobrarem IOF sobre o Smart Money, este dinheiro - chamado "esperto"- pode fugir daqui tão rápido como entrou. Os dolares voadores vão procurar outro rumo, instantaneamente.

Some a tudo um cenário externo nebuloso (por mais que tentem transparecer normalidade) com o elevado aumento no déficit americano, a possibilidade de precisarem de mais um pacote de estímulo é bastante alta para os investidores nos mercados de bônus e de câmbio. E quanto aos leilões dos títulos do Tesouro, na próxima semana, quais serão os resultados?

Na política internacional, a Coréia do Norte, continua fazendo seus testes nucleares, e o perigo já não é mais o Irã, Iraque ou Afeganistão. Deslocaram o "eixo do mal" para lá, com receio de que o governo comunista de Pyongyang possa transferir armas ou tecnologia nuclear a outros países ou grupos. Uma nova guerra para tirar o foco da crise, e realimentar a combalida indústria americana (ainda mais com o iminente anúncio de concordata da GM), pode ser aventada? Seria Obama capaz de uma ofensiva militar?

Felizmente terminou o mês de maio. Estamos livres das bruxarias, maldições e crendices supersticiosas!

Sendo realista, o mundo não vai acabar... mas o castelo de cartas do mercado financeiro ainda pode desmoronar. Doa a quem doer, eu posso estar errado, mas meu intuito aqui nunca foi dizer aquilo que os mais esperançosos gostariam de ouvir. Quer ler apenas notícias boas? Então use filtros e acredite sempre na propaganda "oficial".

Bom final de semana!

Abs ^v^

Nenhum comentário: