Plus500

16.6.09

Humor Volátil

Ontem saíram estas manchetes na mídia:

Investidores perdem confiança na recuperação econômica.
Pessimismo global resulta em queda nas bolsas mundiais...
Vendas afetam quase todas as ações negociadas.

Hummm... esse humor dos mercados é mesmo volátil. Eu venho escrevendo sobre isso em minhas últimas postagens:

Boas notícias ou piadas de mau gosto?

Volatilidade no Humor dos Investidores

Vira-Casaca, Esquenta, Esfria

Os jornalistas fazem matérias com títulos realmente espalhafatosos, que parecem mesmo para vender notícias. Há poucos dias atrás a impressão era de que estavámos no paraíso!

Mas olha, eu tenho minhas dúvidas. Ainda não assimilei toda essa euforia... certo, bolsa é uma coisa, economia é outra. A confiança na recuperação econômica era uma tendência, exagerada, ou não, assim como o conhecimento dos problemas de ordem mundial fizeram com que os mercados se retraíssem no semestre passado.

Então, afinal, o que é mais verdadeiro? O otimismo, o pessimismo, ou uma boa dose de volta à realidade.

Não sou eu que digo, e nem defendo esta divisão "por times", mas é fato que os argumentos dos bulls são sempre baseados na esperança, enquanto os bears são mais racionais. O mercado, por vezes, parece uma coisa fictícia. Criam cenários, vendem ilusões, e as bancas vão ganhando dinheiro em cima da massa. Puxam, derrubam e levam as commodities para onde querem ao sabor das notícias. No fundo é tudo uma especulação, esse conceito de investimento em momentos com o atual é prosa. A volatilidade está aí... não apenas quando os índices caem.

Esta é a minha opinião. A verdade de ontem não é a mesma de hoje, nem será a de amanhã.

Que cada um ajuste seus timeframes e saiba operar para onde seguir o mercado.

Abs ^v^


Fórum Monitor Financeiro


Nenhum comentário: