Plus500

18.6.09

Regulação e transparência

Muito ousada e oportuna mais esta atitude do Obama. Que o sistema financeiro está cada vez mais dependente do Estado, isto é um fato. Mas suas propostas de moralização do mercado podem ir de encontro a muitos interesses... de pessoas poderosas.

A verdade é que ele está incomodado com a "farra" especulativa que levou toda a economia americana à situação em que se encontra atualmente. O mundo inteiro sente os efeitos da crise, quer tenha chegado ao fundo do poço, parado de piorar, ou até mesmo apresentando sinais de melhora.

Uma fiscalização mais severa (abrindo uma caixa-preta até então intocável) vai comprometer a atuação de muitos hedge funds, que escondem suas operações sob um suposto "expertise" guardado à sete chaves. E isto pode restringir suas estratégias - questionáveis ou não - e penalizar a liquidez dos negócios.

Enfim, pela sobrevivência dos investidores e credibilidade das instituições, toda medida para dar mais transparência será bem-vinda. Custe o que custar?

Não podemos esquecer que uma coisa é tomar decisões com base em notícias, outra conforme as indicações gráficas. E uma terceira, totalmente diferente, é buscar entender o que se passa no ambiente econômico.

Quem procura a solução mais fácil para seus investimentos, basta seguir dicas. Minha recomendação é que busque sempre estudar mais, e aprender os mecanismos da renda variável para proteger e multiplicar o seu patrimônio como um todo.

Abs ^v^

Monitor Investimentos

Nenhum comentário: