Plus500

3.8.09

Abertura puxada

Petro e Vale abriram em GAP e deixaram os 55k do Ibovespa para trás. Em Wall Street o DJ tenta superar 9.300.

A semana do mercado iniciou animada...

Os EUA continuam otimistas, agora com o estímulo relâmpago oferecido pelo governo para que os consumidores troquem seus carros antigos por outros mais eficientes em termos de combustível.

Vamos ver se isto será o bastante para dar um "gás" na indústria local de automóveis, e de que forma as bolsas vão se comportar.

O fator mais importante no cenário global ainda parece ser o encaminhamento da China: como escrevi em comentário no TiB:

"... panorama na China, com o aperto e restrições ao crédito, parece decisivo para toda a economia global. Afinal, trata-se da grande propulsora da recuperação mundial, e uma freada brusca na concessão de empréstimos vai impactar as empresas locais que compram e as fornecedoras de commodities em geral".

Abs ^v^


PS vale ler a entrevista de Luiz Gonzaga Belluzzo e Roberto Giannetti da Fonseca, publicada no Portal EXAME, sobre o risco do Brasil não desenvolver uma indústria competitiva para vender seus produtos acabados, e, com a falta de estímulo aos exportadores, transformar-se apenas em um fornecedor de matérias-primas para as potências mais desenvolvidas.

AQUI


2 comentários:

Gui Rodrigues disse...

Não entendi esse tal risco de o Brasil "virar" exportador de commodities... então o risco é continuar como sempre foi? KáKáKáK! Que estranho!

Seagull disse...

Foi isso mesmo que os entrevistados disseram:

..."Segundo eles, devido a essa negligência o país corre o risco de se tornar apenas um grande fornecedor de commodities a nações mais desenvolvidas - um processo que já está em curso."

Ou seja, o risco seria ficar como está, e não se desenvolver a ponto de comercializar produtos com maior valor agregado.

Entrega as matérias-primas, a China produz o bem (ou mal, rs) e revende para o resto do mundo - e a nós mesmos, inclusive.

Abs ^v^