Plus500

26.8.09

Arbitragem: BOVA11 x INDFUT

Uma boa alternativa para quem procura segurança em seus investimentos e está cauteloso diante esta forte recuperação da bolsa nos últimos meses - tendo como objetivo se defender de eventuais correções - seria fazer uma arbitragem entre o ETF (exchange-traded fund) BOVA11 com o índice futuro. Para um investidor pessoa física fica muito dificil manter uma carteira equivalente ao Ibovespa, seja pela grande quantidade de ações que compõem o índice, como também pela dinâmica com que ele é atualizado periodicamente.

Uma posição carregada apenas por bluechips também não representa com fideladide o comportamento geral da bolsa, apesar do elevado peso de ativos como Vale, Petrobras, Itau, Bradesco, Usiminas, entre outros. Hoje em dia, muitos papéis de setores como construção, telecomunicações ou energia vêm apresentando um desempenho destacado.

No caso de BOVA11, como ele espelha o Ibovespa - ao contrário do PIBB que toma por base o IBrX50 - torna-se simples a arbitragem com o INDFUT. Para cada 1000 BOVA11 dá para operar 5 minicontratos na BM&F. O beta é igual 1 fazendo um hedge praticamente perfeito. Em se tratando do índice cheio, isso equivaleria a 1 contrato. Mas como os lotes negociados são, geralmente, em múltiplos de 10, para gerar uma paridade financeira, seria preciso uma quantidade maior do ETF, o que exige mais aporte de recursos na montagem por pequenos investidores.

Comparando a similaridade no comportamento de ambos, ressalvadas as mudanças de série a cada vencimento nos contratos futuros, os gráficos demonstram um desempenho bastante correlato, em que a maior variável é a taxa de juros no período considerado, além da expectativa de evolução no mercado à vista.

O volume diário e número de negócios em BOVA11 ainda não está muito grande, mas já oferece liquidez suficiente para avaliar a aplicação da estratégia em condições normais de pregão.

Abs ^v^

Nenhum comentário: