Plus500

22.8.09

A fábrica de dinheiro e o déficit fiscal

No meio da semana foi publidado um artigo de Warren Buffett no The New York Times tratando desse mesmo assunto.


Neste texto, com o título "The Greenback Effect", o megainvestidor norte-americano afirmou com todas as letras que o deficit fiscal dos Estados Unidos (na ordem de US$ 180,6 bilhões, no mês de julho) ameaça a economia do país.

Buffett não deixou de elogiar as ações tomadas pelo Federal Reserve, que evitaram um colapso do sistema financeiro com o derretimento da economia do país, que se encontra agora em gradual recuperação.

Entretanto, ele enfatiza que a "fábrica de dinheiro" gerou um alto nível de dívidas que pode alimentar a inflação no futuro. Para o presidente da companhia de investimentos Berkshire Hathaway, enormes doses de remédio monetário continuam a ser administradas e, logo mais, "teremos que lidar com os seus efeitos colaterais." Segundo ele, mesmo com a economia reanimada e o nível de atividade industrial restabelecido, não será possível gerar receitas suficientes para compensar o tamanho do déficit. Os políticos provavelmente não vão querer aumentar impostos ou frear os gastos e podem optar por silenciosamente deixar a inflação subir, um movimento que "confiscará" riquezas fragilizando ainda mais a economia americana.

Na sua opinião, uma vez que a recuperação esteja garantida, o Congresso deve encerrar o aumento da relação entre dívida e PIB e manter suas metas de crescimento alinhadas com o crescimento de suas fontes de recursos.

Mais no Monitor Investimentos

2 comentários:

Skizza disse...

O volume de dinheiro emitido para segurar a avalanche da economia americana foi uma atitude desesperada. Foi injeção de adrenalina no coração para ressucitar overdose. Podia salvar ou matar. Salvou, mas ficaram sequelas graves.
A elite financeira mundial, um clube de sócios antigos, oligarquias seculares de banqueiros americanos e expatriados europeus durante a 2a guerra mundial, criaram mecanismos artificiais de ganhar dinheiro e impuseram suas regras, comprando os burocratas responsáveis pela regulamentação governamental americana.
Desta forma foram criados os mercados que compram e vendem nuvens: derivativos !!??, índices de inflação !!??, mercado futuro !!??. Enquanto a economia for afetada pela especulação em ativos que não existem, não haverá segurança para as nações.
Esperemos que a sorte ajude o capitalismo. Enquanto isso, aproveitem as baixas para ganhar dinheiro e que Deus nos ajude.

Seagull disse...

É isso aí Skizza...

O negócio é aproveitar a fase enquanto dura. Muitas vezes os sintomas da doença custam a se manifestar.

Ficar tentando acertar diagnósticos, adivinhar reversões, não é a atitude mais sábia, nunca.

Deixa o mercado decidir para onde quer ir e vamos seguindo atrás. Só não dá para deixar de colocar os lucros no bolso quando estes forem representativos.

Sabe como é... dinheiro em RV, do mesmo jeito que vem, pode voltar rápido!

Abs ^v^