Plus500

4.3.10

Fatos e cenários do mercado - Atualização

Mercado abriu para cima - até como uma forma de compensar a correção do final de pregão ontem, mas sem muita força, pode devolver os ganhos iniciais e até inverter a tendência ao longo do dia. Questiona-se a sustentabilidade desta recuperação na economia em contraponto com o tamanho da onda de alavancagem que está movendo os mercados em cima de expectativas.

A Ásia refletiu o final da sessão no Ocidente e as bolsas fecharam em queda. Shangai caiu 2,38%. Na Europa, após o encaminhamento de uma solução para Grécia, que vai exigir um esforço no controle dos gastos públicos e medidas para organizar suas finanças, o BC europeu manteve a taxa de juros em 1%.

Ainda há preocupações para que outros países do bloco não corram o risco de dar calote em suas dívidas. O nível de trabalho nunca esteve tão em baixa na Espanha, e agora a França vê sua taxa de desemprego atingir os dois dígitos.

Contudo, o dia em Wall Street iniciou mais tranquilo, com os futuros dando sinais de estabilidade. O Livro Bege não trouxe novidades mas deu um alento. O consumo melhorou ligeiramente e a atividade industrial se fortaleceu. A utilização da mão de obra permanece fraca, assim como o setor de imóveis continua debilitado, devido tb ao maior rigor imposto para concessão de financiamentos, que acabaram reduzindo o volume dos empréstimos. E assim o sistema financeiro volta a sua vulnerabilidade, com os bancos menores ficando pressionados pela baixa liquidez. Como o foco principal de Obama parece estar mais concentrado em agilizar a aprovação das reformas dos planos de saúde, o mercado fica em compasso de espera por uma melhor definição do cenário economico.

As commodities operam no vermelho, depois de um rush na busca por ativos de maior segurança. Óleo e metais estão em queda, assim como no câmbio, o euro perde valor em relação ao dolar.

Aqui, a cautela continua sendo a palavra de ordem, enquanto a Bovespa estiver encaixotada nestas alturas. Trades curtos e baixa exposição permanecem como as linhas estratégicas mais indicadas, NMHO.

Abs ^v^

Nenhum comentário: