Plus500

28.6.10

Reunião do BPI

Em encontro no Banco de Pagamentos Internacionias (BPI), que reuniu os presidentes dos bancos centrais, o nosso, Henrique Meirelles, admitiu que há risco de a Europa cair novamente numa recessão.

A fragilidade dos bancos foi uma das principais preocupações dos bancos centrais na Basileia. Analistas temem que a situação precária de vários bancos, se não for sanada, acabe empurrando os países para uma nova crise. Até a recuperação americana, que acaba de ser revisada para baixo, é considerada relativamente fraca, levando-se em conta que os EUA mergulharam numa profunda recessão.

Na reunião, os bancos centrais concordaram que as instituições financeiras que não cumprirem as futuras exigências de capital — pilar da reforma do sistema financeiro que está sendo desenhada — sofrerão restrições na distribuição de dividendos e até nos limites de compensação a seus executivos.

O Banco de Pagamentos Internacionais advertiu nesta segunda-feira sobre um risco de "recaída" da economia mundial em um período de crise se os governos não estabelecerem um prazo par seus planos de estímulo conjunturais e de políticas monetárias vantajosas.

"Conjugados com as vulnerabilidades que subsistem no sistema financeiro, os efeitos colaterais dos cuidados intensivos (à economia mundial) aplicados durante um período tão logo podem criar riscos de recaída", enfatizou nesta segunda-feira o PBI em seu informe anual.

Segundo a instituição que reúne os bancos centrais mais importantes do mundo, "os programas de apoio aos mercados e aos estabelecimentos (bancários) criaram uma dependência da qual o sistema financeiro corre o risco de ter dificuldades de se libertar".


Com informações G1 e do jornal O Globo.

Nenhum comentário: