Plus500

8.8.11

Bolsas em Liquidação


Calma! Não se trata de nenhum shopping ou loja queimando estoques... muito menos as grifes de acessórios femininos. Nada de Louis Vuitton, Prada, Channel, Fendi, Gucci... o que estão colocando para baixo são os índices Dow Jones, DAX, Nikkei, Ibovespa...

Os mercados mundiais que amanheceram em clima de pânico com o rebaixamento do rating americano. Investidores enviam ordens de vendas maciças para suas ações. Será que ainda acionam algum circuit breaker para estancar a queda?

A crise - mais que anunciada - não chegou ao fim. Infelizmente, ainda dão muito crédito (coisa que vem ficando escassa) para as agências de classificação de risco. Como podem tirar o triple A dos EUA com base em um cálculo contendo erro de U$ 2 trilhões?

Houve uma ameaça de calote na dívida americana, mas isso foi muito mais função da briga no poder entre republicanos e democratas, do que pela deterioração da economia yankee. Querem a cabeça de Obama antes das próximas eleições.

O mundo está entregue. Não que a Fitch ou Moody´s sejam melhores, mas para a Standard & Poor´s... a economia global agora é "padrão e pobre"!

Ninguém ganha com crises. É possível até embolsar uns trocados na especulação... mas as perdas econômicas do planeta são bem maiores. Para todo mundo!

Nenhum comentário: