Plus500

1.9.11

Copom corta juros

Muito bom o corte de meio ponto percentual na Selic promovido nesta última reunião do Comitê de Política Monetária, que terminou na quarta-feira. A taxa básica voltou a ser 12% aa.

Melhor ainda teria sido se esta decisão não fosse prioritariamente política, depois de forte pressão por parte do governo. Difícil crer que o mesmo aconteceria na gestão de Henrique Meirelles, enquanto presidente do BC.

Falta agora a turma do Planalto arrumar o barraco (ou palácio) e fazer o dever de casa, equacionando os gastos públicos, destinando mais verbas aos investimentos que o país tanto precisa para crescer. Torcemos para que essa não seja apenas uma medida isolada e paliativa - de cunho populista - e que a economia nacional volte a trilhar o rumo certo.

De qualquer forma, o mercado foi surpreendido com uma redução inesperada e considerável dos juros... o índice da Bovespa reagiu com boa alta no pregão seguinte, compensando a desvalorização na ordem de 4% no mês de agosto.

Como já foi comentado em algum post anterior, ainda existem muitas ações com preço negociado abaixo de seu valor patrimonial: PETR, USIM, GGBR, GFSA, TMAR, CPLE (apenas citando empresas com valor de mercado maior que R$ 1 Bi).




Nenhum comentário: