Plus500

10.1.12

Novo mapa do Brasil



O Brasil está fazendo a pior caricatura de si mesmo. País do futuro, sexta maior economia do planeta, sofrendo com desvio de verbas em vários ministérios, castigado pelo roubo e catástrofes naturais (o sudeste transborda, tem seca no sul, mas o dinheiro vai para Pernambuco), a corrupção é endêmica, impunidade generalizada, falta escolas e professores, os hospitais são sucateados, transportes precários, segurança zero, e ainda temos que ver esses políticos todos os dias com explicações mirabolantes na TV...

Vivemos em uma nação do "barbalho"! Muda o ano mas os personagens continuam os mesmos. Pior, oferecendo mau exemplo aos seus descendentes. Como 2012 é ano de eleição, vale a pena ver tudo isso de novo? Esses são os piratas brasileiros.



Dinheiro não aceita desaforo... apesar de todo nosso potencial, continuamos crescendo menos do que poderíamos, patinando em um ritmo quase que vegetativo, apoiado no estímulo ao consumo, oferta de crédito (duvidoso) a perder de vista, e programas assistencialistas. A produção industrial sofre por sermos um país exportador de commodities, matérias-primas com baixo valor agregado. Mas as bolsas parecem ter vida própria... embora o Ibovespa se esforce para sair desse caixote, brigando para voltar aos 60 mil, muito distante ainda de seu topo histórico. Então vem a pergunta: é para comprar, vender, ficar de fora, ou apenas operando nos trades curtos?

Enfim, França e Alemanha, os carros-chefes do bloco europeu, permanecem empenhados em salvar suas peles, e enquanto se discute o tamanho da ajuda e contra-partida dos outros países deficitários da comunidade, já estão propondo a criação de um novo imposto sobre transações financeiras para que este dinheiro arrecadado possa vir a socorrer as economias em crise.

Onde é que isso vai parar?... se é que, realmente, um dia, essa história terá fim.


Nenhum comentário: