Plus500

17.8.12

Agronegócio


Grande produtor de açúcar, café, soja e agora milho... a agricultura vai muito bem no Brasil.

O problema continua sendo a logística para exportação. Além de escolas, hospitais, segurança, saneamento, também falta infraestrutura para escoar a boa safra.


Segundo matéria do Financial Times, o país já adquiriu status de superpotência agrícola, mas a situação das estradas e falta de ferrovias, faz com que o transporte das commodities fique penalizado... apesar do recente anúncio oficial do pacote de concessões que prevê investimentos totais de 133 bilhões de reais ao longo de 25 anos - o maior já feito no país no setor, com o objetivo de reduzir os gargalos de infraestrutura e estimular o crescimento da economia... quando não é a defasagem no câmbio, é a logística... a vida do exportador não está mesmo fácil.


Enquanto isso os preços do milho disparam, rompendo as cotações máximas atingidas ano passado no mercado internacional.

13.8.12

Reflexões Olímpicas


Com a belíssima festa de encerramento dos jogos de Londres, a responsabilidade de organizar uma olimpíada passou a ser do Brasil. Sim, porque apesar da cidade do Rio de Janeiro ter sido escolhida como sede, o nosso desafio é muito maior - a nível nacional.



Uma competição deste tamanho, contando com milhares de atletas, vindos de centenas de países, disputando diversas modalidades, não é apenas um espetáculo esportivo. Atraindo a atenção da mídia mundial, este evento entrelaça (e une) diversas culturas, aspectos econômicos e políticos - todos têm influência direta nos resultados de cada delegação.

Há bem pouco tempo eu estive na Grécia, sede dos primeiros jogos da era moderna, assim como foi também o "berço" das competições, no ano de 776 a.C. O sítio arqueológico de Olympia é hoje um campo remoto, com algumas pedras em ruínas a céu aberto, na região de Ilia. Assim como a Acrópole, em manutenção que nunca acaba, teve muitas de suas esculturas milenares levadas (apropriadas?) pelos ingleses para serem exibidas nos museus londrinos...


Oito anos após as últimas Olimpíadas em Atenas, o legado para a população não foi dos melhores. Apesar de toda tradição, os concorrentes gregos não transformaram em medalhas o esforço por receberem os jogos de 2004. Em terras britânicas foram apenas 2 medalhas de bronze, deixando o país na 75ª posição - ao lado de Moldávia, Qatar e Singapura.

A capital expõe uma crise econômica, política e de identidade... afinal o povo grego é o mesmo que constituiu uma das civilizações mais antigas, ricas e cultas da história, ou passou a ser apenas outro membro da comunidade européia capitaneada pela Alemanha? Passando pelo bairro de Monastiraki (o maior mercado da cidade, foto abaixo), percebi como as pessoas locais estão vivendo em dificuldades. Terá sido herança do "custo" de promover um evento desta grandeza? Sem condições para isso, e com as divergências políticas internas e externas, criaram um endividamento - e manipulações contábeis - de improvável solução.


Mas o Reino Unido deu um show... que, aliás, é sua especialidade. No ano de comemoração do jubileu de diamante da Rainha Elizabeth, as festas começaram mais cedo. A preparação de seus atletas se iniciou assim que a cidade de Londres foi escolhida como sede, há 7 anos atrás. E foram investidas muitas libras esterlinas, oriundas também de um fundo com recursos captados através da loteria britânica. Tudo isso ficou espelhado no quadro de classificação: terceiro lugar geral, atrás apenas dos EUA e China, um feito em tanto, com a conquista de 29 medalhas de ouro, somando 65 no total.

E o que fez o Brasil? Bateu seu recorde de medalhas, mas não tem grandes motivos para se orgulhar... foram apenas 3 "subidas" no lugar mais alto do pódio, com uma jovem judoca do Piauí, um ginasta nas argolas, e a seleção feminina de volei - bicampeã olímpica, liderada pelo fantástico, competente e sereno técnico, José Roberto Guimarães. As meninas souberam vencer as adversidades, e, com toda justiça, comemoraram de forma esfuziante!


Fora isso, vale louvar as "pratas" conquistadas por Thiago Pereira na natação e Esquiva Falcão no boxe... o volei masculino, na quadra e de praia, perdeu nas finais, e o time de futebol do Mané Menezes não merece comentários! Salvam-se ainda mais 3 bronzes no judô, os terceiros lugares dos boxers (com Adriana e Yamaguchi), o recorde de Robert Scheidt - maior medalhista brasileiro, o prêmio de "consolação" do Cesar Cielo, a dupla feminina no volei de areia... e a brilhante conquista da medalha na última prova de Pentatlo moderno entre as mulheres. Yane Marques veio de Afogados da Ingazeira, longínqua cidade com 34 mil habitantes, do interior de Pernambuco, para honrar sua camisa e fechar a participação brasileira momentos antes do fim da festa!

A bola já foi passada para o Rio... do "imperfeito" prefeito Paes, do (des)governador Cabral, da presidenta Dilma, dos congressistas fisiológicos, dos réus do mensalão, e da mais alta corte do país: o Supremo Tribunal Federal, onde o povo deposita todas as suas maiores esperanças de vencermos uma "disputa" que somos incontestavelmente líderes mundiais... contra a corrupção e impunidade. Chega de roubos e falcatruas, de uso político das empresas estatais, de prejuízos por culpa de terceiros (ainda a marolinha???), de malversação de verbas, gestões temerárias, tudo quase sempre coadunado pelo Poder.


O poder é da população! E a maior arma do cidadão é o VOTO. Que se elejam dignos representantes, para exigir deles uma melhor qualidade de vida, menos impostos - e que estes se revertam para o bem comum, chega de apadrinhamento com bolsas oportunistas, menos esmolas e mais escolas, cotas universitárias por competência - não por raça, credo, e/ou, simplesmente, condições sociais questionáveis - que o país evolua e se desenvolva com todo potencial natural, energético, e fibra de seus habitantes... que isso tudo se traduza em mais transparência na administração pública, serviços básicos, estrutura, seriedade, bons princípios, e tragam como consequência uma equipe olímpica mais forte para 2016.

Nossa nação ainda está amadurecendo, que trilhe pelo caminho da prosperidade e atinja o sucesso que tanto promete ao longo de sua breve história. Fico na torcida para que este empenho não se transforme mais um sonho frustrado, como muitos outros que se perderam no desperdício e falta de convicção... a hora é essa!!!

E a bolsa vai voltar, continua subindo? Tomara que sim... até quando? O que importa é que a crise econômica mundial seja resolvida, diminua a escalada do desemprego global, e as relações comerciais entre os países retomem um ritmo de crescimento razoável, de forma a reduzir as desigualdades no planeta.




10.8.12

PrejuBras




Quanto mais eu viajo, maior é o meu choque a cada retorno ao país...



Um país rico em matérias-primas, com dimensões continentais, uma natureza esplêndida... e um povinho... que, na contra-mão do mundo, parece ficar mais inculto, com toda informação e recordes de acesso à internet, sem incentivos ao estudo, não aprende a votar, e corre o risco de reeleger muitos desses pilantras que habitam diariamente os noticiários políticos e/ou policiais. Os crimes vão muito além do espaço digital... fraudes reais... são muitos dígitos!!!

Seja qual for o partido, o importante é estar sempre ao lado do poder... ninguém sabe fazer oposição, muitos preferem ficar alienados (que presente aos bandidos), e a gestão dos funcionalismo, a condução da economia, as relações diplomáticas, são deploráveis.

Ai, ai, ai... por onde anda o caboclo vingador??? Esses sentimentos desalentadores não me fazem bem!

E tudo aponta para um beco sem saída: quando fizeram privatizações, acusaram roubos... as empresas se tornaram mais eficientes, ganharam mercado, expandiram fronteiras e parceiros comerciais... mas chamaram o processo de "privataria". Imagino que não devem faltar razões...

O que seria melhor? Manter as empresas sobre o jugo do Estado, explorada politicamente, com quadro de funcionários inchado, apadrinhamentos, manipulações nos balanços, e preços controlados conforme os interesses momentâneos, contrariando as regras do mercado? Como se nomeia isso? Pirataria Oficial?

E tome prejuízo... igualmente aos corretores, com os clientes, investidores ou sócios minoritários ganhando ou perdendo, o lucro dos (ir?)responsáveis está garantido. Na bolsa de valores tudo é motivo de especulação... pouco importam os fundamentos, se é que existem... resultado foi negativo, cai o valor das ações... o governo vai aumentar o preço ao consumidor... as cotações voltam. Onde estão os poços milagrosos de petróleo? Longe da (in?)competência de quem decide...

E o país não vai a lugar nenhum... ou pior, vai para o lado da Venezuela, Cuba, Bolívia, cada vez mais distante do primeiro mundo. Aliás, desenvolvidos mesmo, em termos culturais e civilidade, são os escandinavos, canadenses e suíços. A Europa permanece em crise, com grandes movimentos migratórios vindos do leste, do mundo árabe, e como de costume, os ciganos.

E aqui, o julgamento do mensalão... Salvem o Brasil... ele ainda tem salvação!!! O princípio é o estudo, o conhecimento, a evolução cultural... e que tudo isso se faça valer na hora do VOTO! Este ano tem eleição... até logo mais!